domingo, 24 de fevereiro de 2008

Conduzindo Miss Daisy

Assisti Conduzindo Miss Daisy (1989) de Bruce Beresford no Telecine Cult. Mais um filme da série todo mundo viu menos você. Eu tinha vontade de ver esse filme e realmente os desempenhos da Jessica Tandy e do Morgan Freeman são maravilhosos. Mas eu achei o roteiro, baseado na peça teatral de Alfred Uhry muito convencional.

Por ser um filme para qualquer idade é bem interessante para passar em escolas. As crianças precisam ter no ensino e na educação em casa informações de respeito ao idoso, paciência com as limitações que eles encontram com o passar do tempo. Vejo muito jovens atropelando mais velhos em shoppings e não sendo repreendidos pelos pais. Já vi inclusive um jovem empurrando em uma escada rolante uma senhora que demorava para focalizar a escada. Conduzindo Miss Daisy seria um bom filme para conversar sobre o assunto nas escolas.


Conduzindo Miss Daisy mostra ainda o filho ausente, que só aparece quando tem que resolver questões imprescindíveis, não tem momentos de convivência com a mãe, não passa um tempo com a mãe. Sua esposa inclusive nem aparece. É uma pena que alguns filhos percam a oportunidade de conhecer melhor seus pais e conviverem com eles, mesmo que a relação não tenha sido das mais afetivas, ou das melhores. É sempre bom passar alguns momentos de lazer e aprender com eles. Ou ensinar. Ou mesmo para aprendermos que assim não queremos ser no futuro. Conviver é muito bom! Inclusive esse filho teve a sorte de ter uma situação financeira razoável que permitia dar conforto a mãe e a independência que ela estava acostumada, sem ter que sustentá-la totalmente ou viver com ela. Deveria aproveitar que não precisava estar 24 horas com a mãe em um cubículo de moradia e ficar algumas horas com ela em momentos de lazer de vez em quanto. O filho é interpretado pelo Dan Aykroyd. Alguns outros do elenco são: Patti LuPone e Esther Rolle.

Conduzindo Miss Daisy ganhou quatro Oscars: Melhor Filme, Melhor Atriz (Jessica Tandy), Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Maquiagem. Três Globos de Ouro: Melhor Filme - Comédia/Musical, Melhor Ator - Comédia/Musical (Morgan Freeman) e Melhor Atriz - Comédia/Musical (Jessica Tandy). Urso de Prata de atuação em conjunto (Morgan Freeman e Jessica Tandy), no Festival de Berlim. E BAFTA de Melhor Atriz (Jessica Tandy).

Música do post e da trilha sonora: Kiss of Fire - Louis Amstrong

Beijos, Pedrita

8 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Agradeço pelo bate-papo com outra internauta lá no blog FABIOTV! Bjs, Fabio ps: assisti ao filme (há 10 anos, mas tudo bem kkk..)

    ResponderExcluir
  2. Quando assisti este filme no cinema, fieui maravilhado. mas especialmente eplas atuações da dupla principal (saudades imensas de Jessica). Depois teve a "acusação" de Spike Lee sobre o filme, pois ele comentou algo como o filme reforçar a idéia do negro "obediente" e "submisso". Bom... não vejo assim dentro da história, mas ele devia ter lá suas razões... Abração.

    ResponderExcluir
  3. Engraçado... Por aqui não consegui achar esse filme em DVD nas locadoras. Pensei em mostrar aos meus filhos quando eles fossem maiores e o mais velho já tem idade para assistir, mas quem disse que eu achei...

    ResponderExcluir
  4. Também não vi o filme. Fiquei curioso após 4 Oscars (e quem não ficaria), mas até agora está na lista.

    ResponderExcluir
  5. Eu assisti no cinema . É um lindo filme, eu lembro que me emocionei muito com a história. Beijos

    ResponderExcluir
  6. edison, obrigada

    fabiotv, que bom que não se incomodou.

    ed, o filme retrata uma época, que hoje já mudou um pouco, do distanciamento dos serviçais dos patrões. acho que não poderia ser diferente. se os serviçais, brancos ou negros não fossem submissos, reservados, não conseguiam empregos.

    aqueta, minha mãe assistiu em vídeo, vai ver que em dvd ainda não saiu.

    wally e marion, é um bonito filme.

    ResponderExcluir
  7. Vi e esqueci. Não devo ter gostado tanto...rs

    ResponderExcluir

Cultura é vida!