quarta-feira, 9 de abril de 2008

O Despertar de uma Paixão

Assisti O Despertar de uma Paixão (2006) de John Curran no Telecine Premium. Me surpreendi no começo, nos créditos que é baseado no livro do William Somerset Maugham e logo no início percebi que era um que já tinha lido. E é realmente, é O Véu Pintado que comentei com vocês aqui e amei. Também nos créditos vi que os protagonistas estavam na produção. Edward Norton que convidou Naomi Watts para participar do projeto. É muito fiel ao livro, tem toda aquela delicadeza e beleza da obra do Maugham que está entre os meus escritores preferidos. É poesia pura O Despertar da Paixão. O nome original do filme é exatamente o nome do livro. Minha mãe se emocionou muito com o filme. Há duas adaptações anteriores desse livro.



A adaptação está impecável. Eu me lembrava de cada detalhe, cada olhar, cada tempo dos personagens. Resumiram algumas cenas para o filme não ficar longe demais e resumiram muito bem, toda a essência estava ali. Inclusive no final tinha ficado com a sensação que resumiram bem e foi pegar o livro e eu tinha razão. Resumiram bem os sentimentos do final, mas suprimiram um período que esticaria muito o filme. O Despertar de uma Paixão começa na década de 20. Um médico desinteressante se casa com uma jovem ágil em Londres. Ele trabalha em Xangai e os motivos dela aceitar o casamento não tem nada a ver com o amor e sim com o interesse dela de se casar antes da irmã. Ela vai viver em um país que não tem absolutamente nada a ver com ela.



O casal é interpretado pelos ótimos Naomi Watts e Edward Norton. Alguns outros do elenco são: Liev Schreiber, Toby Jones, Diana Rigg, Juliet Howland, Anthony Wong Chau-Sang, Maggie Steed, Lorraine Laurence e Li Feng.
A direção de fotografia de Stuart Dryburgh e a de arte de Peta Lawson são impecáveis. A direção cênica também já que traz muita delicadez e poucos gestos, exatamente como sentimos o livro.

O Despertar de uma Paixão ganhou Globo de Ouro de Melhor Trilha Sonora que é realmente maravilhosa!

Música do post: Alexandre Desplat - Shanghai 1942


Get this widget Track details eSnips Social DNA






Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. Havia visto a propaganda desse filme no mês passado e fiquei interessada em assistir, mas agora estou sem os canais Telecine.
    Denise

    ResponderExcluir
  2. Não vi o filme ainda, mas vim visitar seu blog e achei muito legal!
    Virei com mais freqüência! =)
    Beijinhos
    Ally =)

    ResponderExcluir
  3. Esse filme realmente é muito bonito. Também gostei!

    ResponderExcluir
  4. Este filme deve ser lindo. Adoro histórias de amor e adoro o Edward Norton. Beijos

    ResponderExcluir
  5. sei que já vi este filme, que o achei simpático, só que não me lembro onde foi... na minha ilha, noutra, em Lisboa? mas recordo-me muito bem da fotografia.

    ResponderExcluir
  6. Pedrita, interessante, eu sei que assisti esse filme, mas não consigo me lembrar de quase nada... Vou ver se consigo ver de novo!
    Quanto ao post anterior, você tem toda razão! Para que os filmes se tornem interessantes eles precisam fazer com que a gente acredite que o que está sendo mostrado é realmente possível de acontecer. Existem filmes em que até me perco no meio da estória pensando em como foi possível se chegar até ali, de tão fantasiosos ou improváveis os acontecimentos mostrados hehehehehe. Beijo grande!

    ResponderExcluir
  7. dê, uma hora veja, vou te emprestar o livro.

    ally, seja bem-vindo.

    marion, acho que vc vai gostar muito.

    geocrusoe, se puder, leia o livro, é maravilhoso!

    aqueta, ficou bem artificial o filme do post abaixo.

    ResponderExcluir
  8. Ôba.

    Mais um para colocar na lista

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir

Cultura é vida!