sábado, 12 de abril de 2008

Terras do Sem Fim


Terminei de ler Terras do Sem Fim (1943) de Jorge Amado. Comprei esse livro em um sebo por R$ 6,00, na verdade esse o atendente me deu de presente já que eu levava vários outros. Minha irmã que falou que eu tinha feito uma ótima escolha e me ajudou a me decidir para ler essa obra agora. E acertou em cheio, devorei a obra, a minha curiosidade por toda a trama era incrível que eu não queria fazer outra coisa a não ser ler o livro. Eu não vi a novela de 1981.

Obra Dois Meninos Jogando Bilboquê de Belmiro de Almeida
Terras do Sem Fim narra de forma fictícia a posse e exploração do cacau na região de Ilhéus e Itabuna, antes mesmo da cidade ser nomeada Itabuna.
Nossos protagonistas são dois coronéis rivais. Tem bastante a estrutura de folhetim, amores, sofrimentos, doenças, a dificuldade de sobrevivência em uma terra liderada a bala. Me afeiçoei aos personagens, estilo clássico de Jorge Amado que nos faz questionar sobre o certo e o errado, a verdade e a mentira, o amor e a traição. Todos os personagens são complexos e apaixonantes.


Obra Moça com Livro (1850) de Almeida Júnior

As mulheres sofriam muito naquela sociedade rude e sem os refinamentos que aprenderam em escolas para crianças abastadas. Me afeiçoei muito a Ester que estudou em um colégio refinado e vai parar na casa de um parente em Ilhéus, onde aceita se casar com um dos coronéis sem gostar dele. Ela sofre muito com o medo das cobras da mata, com o jeito rude do marido. É uma comovente história.

Obra Tropical de Anita Malfati
Trechos de Terras do Sem Fim de Jorge Amado:

"O apito do navio era como um lamento e cortou o crepúsculo que cobria a cidade."

“Um dia, muitos anos antes, quando a floresta cobria muito mais terra, quando se estendia em todas as direções, quando os homens ainda não pensavam em derrubar as árvores para plantar a árvore do cacau que todavia não chegara da Amazônia.”

“Também Maneca Dantas não sabe por que diabo essa gente engana marido, com tanto perigo, ainda se dá ao luxo de escrever cartinhas de amor. Coisa de idiota...”


Com a republicação das obras de Jorge Amado é fácil achar esse livro em sebos e livrarias.


Música do post: Plangente de Chiquinha Gonzaga

Get this widget Track details eSnips Social DNA



Beijos, Pedrita

8 comentários:

  1. Ah! Esqueci de dizer que adorei a escolha da música de Chiquinha Gonzaga.
    Denise

    ResponderExcluir
  2. Oi Pedrita.

    Mais um ...!!! Assim não vou dar conta !!!

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  3. Também gosto muito desse livro. O post me fez pensar que está na hora de reler.

    Adorei as imagens!

    Camila
    mesmachuva

    ResponderExcluir
  4. Sabe, você acabou de me dar boas idéias para ler. Hehehe!
    Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!

    ResponderExcluir
  5. Agora sim (rs). Li praticamente toda a obra de Jorge Amado. Lembro que o primeiro livro que li, ainda adolescente, foi a "mando de uma professora de português": "Capitães d'areia". Fiquei ao mesmo tempo chocado e deslumbrado com um tipo de narraticva totalmente desconhecida por mim, até então. Daí... não parei mais!:) Bjão.

    ResponderExcluir
  6. nossa, primeira vez que falo de um livro no blog que vários leram: dê, camila e ed.

    ResponderExcluir
  7. Se não me falha a memória, esse foi o primeiro livro que li de Jorge Amado. Já faz um tempinho bom hehehehehe

    ResponderExcluir

Cultura é vida!