domingo, 4 de maio de 2008

Desde Que Otar Partiu

Assisti Desde Que Otar Partiu (2003) de Julie Bertucelli no Telecine Cult. Eu queria muito ver esse filme, tentei inclusive ver nos cinemas. Me emocionei muito! Gostei demais! O roteiro é da diretora com Bernard Renucci. Desde Que Otar Partiu se passa em Tbilisi, capital da Geórgia, que integrava a Europa Oriental. Uma família vive mal em todos os sentidos. A precariedade desse país é enorme, há muita sujeira nas ruas, constantemente falta água, luz e parece que há escassez de trabalhos. Em uma casa vivem precariamente a avó, a filha e a neta. Otar partiu clandestinamente para a França, um médico que vai trabalhar como operário em uma obra. Ele é o outro filho dessa avó, que como muitas dessa geração só tem olhos para o filho varão.

A avó e a filha só se desentendem. Quem tenta amenizar os conflitos é a neta. Me emocionei demais com a atriz que faz a avó, Esther Gorintin. A filha é interpretada por Nino Khomasuridze e a neta por Dinara Drukarova. Só trabalha a filha, ela tem uma banca em uma praça com vários outros onde vende objetos de pouco valor. Quem ajuda a família é um amigo que também vende objetos na mesma praça.

Mostra bastante as relações européias, os seus silêncios e segredos. Famílias que preferem omitir verdades a magoar seus entes queridos. O roteiro é de uma delicadeza maravilhosa!

Desde Que Otar Partiu ganhou o Cesar de Melhor Filme de Estréia, Prêmio da Semana da Crítica, no Festival de Cannes e prêmio de Melhor Roteiro - Filme Francês, no Festival de Deauville.


Música do post: droit devant soi





Beijos, Pedrita

5 comentários:

  1. Parce bom Pedrita.. ando à caça de bons filmes, quem sabe encontro este na locadora..porque quase nunca encontro o que quero, ontem mesmo estava procurando A Bela Intrigante..e fiquei a ver navios..rss. Eles investem muito em filmes do circuito comerciais..e só!! Adorei o que vc escrveu outro dia no meu blog acerca do engôdo dos livros de auto-ajuda, concordo em número, gênero e grau.. Beijos, bom domingo!!!

    ResponderExcluir
  2. Adoro esse filme! É um dos meus preferidos.

    Camila
    mesmachuva.blogger.com.br

    ResponderExcluir
  3. celia, eu acabei assinando tv a cabo e não me arrependo. consigo ver uma gama imensa de filmes diferentes e inacessíveis em locadoras. um dia eu coloquei na ponta do lápis o que gastava com aluguel de filme e vi que dava mais que a mensalidade, isso sem contar os outros canais.

    camila, é lindo mesmo esse filme, me emocionou.

    ResponderExcluir
  4. Este é um que está na minha lista para ver.
    Denise

    ResponderExcluir
  5. olá pedrita!
    este filme é um perfeito desconhecido para nós e gostámos de ler a tua análise à película, esperamos que um dia chegue até nós.
    Da Georgia apenas conhecemos os filmes do Otar Iosseliani (o herdeiro do cinema de Jacques Tati), cineasta que partiu para França onde tem realizado diversos filmes, uns passados em terras gaulesas outros na sua terra natal, todos eles magnificos.
    "Os Favoritos da Lua" é o nosso favorito que conta a viagem de um quadro e de um conjunto de porcelana ao longo de um século.
    beijinhos
    paula e rui lima

    ResponderExcluir

Cultura é vida!