terça-feira, 6 de maio de 2008

Desejo Proibido

Assisti Desejo Proibido de Walter Negrão na TV Globo. Eu adoro novela das seis e essa foi apaixonante! Um texto maravilhoso, um elenco incrível, uma produção caprichada. Vai ser difícil falar de tudo sem esquecer detalhes importantes, mas vou tentar. Eu gostava muito dos casais protagonistas, acompanho o Murilo Rosa desde a extinta TV Manchete e ele é sempre maravilhoso e Fernanda Vasconcellos, que já gostava muito em Malhação, também arrasou. Os dois personagens mudaram muito durante a trama. Murilo interpretava Miguel, um padre, e ela uma menina independente.

Gostei muito das mulheres fortes e determinadas em Desejo Proibido, foram várias interpretadas pelas atrizes Letícia Sabatella, Eliana Fonseca, Eva Wilma, mesmo que essa tenha sida uma vilã, era uma mulher que nunca esmoreceu aos infortúnios, Nívea Maria, corajosa ao lado de um marido nem sempre previsível, Deborah Evelyn, Sthefany Brito que teve uma personagem que estudava apesar das pressões contrárias da mãe, terminou inclusive indo estudar engenharia como tanto sonhou, só não sei se mulheres podiam estudar engenharia nesse época.
Os personagens masculinos eram igualmente complexos. Daniel de Oliveira arrepiava em seu vilão. José de Abreu interpretou um homem amargurado e antiqüado, mas havia tanta complexidade em seu personagem que nos fascinava. Pedro Neschling estava ótimo como o oportunista Diogo. Gostei demais dos personagens e dos atores Rodrigo Lombardi, Alexandre Borges, Emílio Orciollo Neto, André Arteche e Thiago Martins.
Só me me incomodou um pouco foi quando a Ana foi mantida em cativeiro em um buraco sem luz. Infelizmente só se preocupam com questões afetivas impróprias para os horários, até questiono algo que julgam impróprio e não se preocupam com a violência exacerbada em horários que crianças assistem.
O núcleo cômico era uma delícia. Eu amava os sonhos da Florinda interpretados maravilhosamente pela Grazi Massafera, quem podia imaginar que ela se desse tão bem em um papel cômico? Marcos Caruso era outra preciosidade com seu Padre Inácio. Os diálogos do padre também eram muito bons e revolucionários quando falavam da complexidade da fé, dos milagres e sobre amor. Lima Duarte teve um personagem incrível, o prefeito que amava discursos cheios de palavras difíceis e vazias. A pensão da Dona Purezinha foi outro achado. Ela trabalhava cozinhando para a cidade, cuidando da pensão, dos filhos, enquanto o marido vivia cansado interpretado incrivelmente pelo Othon Bastos.

Adorava muito o casal Brasil e Cidinha. Adorei os atores Nando Cunha e Mary Sheyla. Mais uma vez o texto era elaborado e com o nome do Soldado Brasil fizeram várias alusões a situação do país, o mesmo recurso era utilizado nas falas do Prefeito Viriato. Adorava o Galileu Boticário interpretado maravilhosamente pelo Pedro Paulo Rangel, sua bela esposa foi interpretado pela linda Júlia Lemmertz.

Outra preciosidade era o Delegado Trajano interpretado muito bem por Cássio Gabus Mendes, nunca ri tanto. Eu adorava a sua filha menor interpretada otimamente pela Bruna Marquezine, me diverti demais quando ela leu Marx e saiu citando para as irmãs que igualmente adorava e foram atuadas por Camila Rodrigues e Fernanda Paes Leme.
A trilha sonora era linda e vou colocar a música de um belo momento de Desejo Proibido, a da noite de núpcias de Argemeiro e Eulália, da bela e talentosa estreante Aninha Lima.


Música do post e da novela : Silvio Caldas - A Deusa da Minha Rua







Beijos,
Pedrita

7 comentários:

  1. Pedrita, eu já estou com saudades da novela.

    Eu achei a novela perfeita.Texto inteligente e elenco impecável, todo mundo bem escalado para o seu papel. Eu gostei muito porque os personagens fugiram do padrão, apesar dos críticos de plantão sempre falarem que a novela era um mega clichê. Gostei muito da transformação do Coronel Chico Fernandes. Aliás, desde o começo era difícil saber se ele era bom ou mau, no final ele se mostrou simplesmente humano , com defeitos e qualidades, que no final nos surpreenderam!
    Adorei a Grazi com sua Florinda amalucada e sincera. E adorei o final inesperado para a mocinha casadoira, ela virou diva!
    Os romances que mais me comoveram foram Trajano e Madalena e Ana e Escobar. Em váris cenas estes casais me emocionaram mesmo. Gostei muito quando Miguel ficou sofrendo de desejo por Laura, ficou bem real a luta dele para segurar o desejo e manter-se casto.
    Mesmo Eulália teve uma trajetória fora do habitual, todo mundo esperava que ela fosse se revelar uma moça linda e gostosa e só assim fosse conquistar um pretendente, mas foi ao contrário, conquistou o Argemiro do seu jeito tímido e acanhado e acabou se revelando uma mulher muito bonita, mas do seu jeito. Uma mulher de valor.
    Ah, em relação à violência, eu não achei que houve excessos, foi condizente com o peso da história, com o que era esperado.
    Enfim, uma novela inesquecível! Beijos

    ResponderExcluir
  2. ...vou escrever roteiros de novelas na "Ciranda de Pedra" da Lygia Fagundes Telles. http://www.premioportugaltelecom.com.br/2008/

    Abraços poéticos.

    ResponderExcluir
  3. Eu realmente não tenho paciência para assistir novela...

    ResponderExcluir
  4. marion, eu tb estou com saudades de desejo proibido. poucos jornalistas assistem novelas das seis pelo horário, mas comentam sobre elas, não duvido que sobre sinopses. e acreditam que novela das seis são convencionais. deviam assistir melhor para ver como elas quebram esses paradigmas. gostei dos dois romances, a grazi que se junta com o cyro e a laura que se casa sem testemunhas, só com os juramentos na gruta, muito moderno. tb gostei que a eulália não se transformou. mudou um pouco o cabelo, mas continuou sendo a simples eulália.

    aqueta, eu amo novelas.

    ResponderExcluir
  5. Pedrita, falando em jornalista, uma jornalista do estadão publicou um post elogiando muito a novela. Isso foi semana passada!

    Ah, esqueci de comentar sobre o Clemente! Como gostei do Clemente, sem dúvida o melhor partido de Passa Perto! Que bom ele se deu bem. Ele é um fofo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Pedrita.

    Eu também sou noveleira, acho que é da cultura do brasileiro.

    Eu estou tentando acompanhar a novela "Beleza Pura". Acho bem leve e divertida mas não é sempre que consigo assistir.

    Parei de ver foi a novela das 8h. Estava me "dando nos nervos". Muito chata. Aquela Célia Mara então nem se fala. Tinha vontade de esganar.

    Bjs.
    Elvira

    Obs: adorei o visual novo ...

    ResponderExcluir
  7. elvira, nossas novelas são muito bem feitas e o bom é que há de todo o tipo para todos os gostos. eu vejo pouco novela das 21hs, é um horário que perco muito, acabo preferindo nem ver. mas o pouco que vi de duas caras igualmente achei bem chatinha.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!