quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Novo Mundo

Assisti Novo Mundo (2006) de Emanuele Crialese no Cinemax. Uma co-produção entre França e Itália. Foi uma noite de escolha difícil. Os canais da tv a cabo iam passar esse que foi vencedor do Festival de Veneza e em outro um filme dinamarquês vencedor do Festival de Cannes. Escolhi esse. Gostei muito! Novo Mundo é ambientado na Sicília no início do século 20. Os moradores de uma pacata região da Itália, cheios de crendices, estão com vontade de seguir para o Novo Mundo. Seguem então na viagem uma avó, um pai e dois filhos. Pedem que eles protejam mais duas moças e outra belíssima, interpretada pela Charlotte Gainsbourg, se junta a eles. O protagonista é o ótimo Vincenzo Amato. Os outros são interpretados por: Francesco Casisa, Filippo Pucillo, Aurora Quattrocchi e Andrea Prodan.

A única forma das mulheres ingressarem no Novo Mundo é pelo casamento. Ou arranjado por carta com quem já vive nos Estados Unidos ou indo casadas. Há momentos de muito surrealismo quando eles imaginam o Novo Mundo. Maçãs gigantes, cenouras gigantes, dinheiros que caem de árvores. São momentos preciosos do filme. No pôster, eles estão andando no rio de leite que há nos Estados Unidos, onde ninguém passa fome.
A direção de fotografia de Agnès Godard é impecável. E as cenas de aglomerações, principalmente no barco, são impressionantes.

Assusta os testes que passam para os imigrantes quando chegam nos Estados Unidos. Questionados, os americanos explicam que é porque eles descobriram que a falta de inteligência é hereditária e que eles não querem pessoas assim no seu país. Eles deportavam aqueles que não passavam nos testes de inteligência.

Nuovo Mundo ganhou o Leão de Prata de Revelação, Prêmio UNICEF, Prêmio Pasinetti de Melhor Filme, Prêmio FEDIC, Prêmio SIGNIS e o Prêmio CinemAvvenire, no Festival de Veneza. Esse filme representou a Itália no Oscar na categoria Melhor Filme Estrangeiro.

Na trilha sonora toca a canção Feeling Good com a Nina Simone. Outra música é a que está no trailer.

Música do post: Nina Simone - Feeling Good
Youtube: Nuovomondo (The Golden Door) trailer - Better quality


Beijos, Pedrita

10 comentários:

  1. Oi Pedrita.

    Esse filme dever ser lindo !!!

    BJs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  2. Este foi um dos filmes que eu perdi por questões profissionais, mas quando foi exibido eu tive de viajar em seviço, mas soube que era um grande filme.

    ResponderExcluir
  3. É horrível saber que desde aquela época já havia racismo (ou um nazismo mais brando). O pior é que nos mostra a história que isso foi mesmo verdade. E até hoje deportam gente sem explicações plausíveis...

    ResponderExcluir
  4. Fiquei interessadíssima nesse filme!
    Parece ser muito bonito e só pela sua resenha já vi que merece mesmo um Oscar.
    Sobre os EUA... No comments...

    ResponderExcluir
  5. Deve ser bem interessante. Este povo de antigamente era muito corajoso de se enfiar num navio e seguir rumo a terras distantes e desconhecidas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. elvira e tati, é bem interessante!

    geocrusoe, se algum dia se deparar com ele, tente ver.

    aqueta e são insuportáveis esses vereditos aparentemetne científicos para explicar o inexplicável.

    marion, devia ser assustador. pouco se sabia, era muito tempo de viagem em condições terríveis para os pobres. exploração. eram realmente aventureiros.

    ResponderExcluir
  7. Olá Pedrita!
    Felizmente ainda se fazem produções destas, onde o sabor do cinema navega em cada fotograma, embora a sua visibilidade no grande écran seja quase sempre muito reduzida.
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  8. Pedrita, eu não conhecia este filme. Legal sua dica.

    Bjs

    ResponderExcluir

Cultura é vida!