sexta-feira, 31 de março de 2023

O Baile dos 41

Assisti O Baile dos 41 (2020) de David Pablos no TelecinePlay. Tinha tempo que via esse cartaz lindo! O filme é uma coprodução entre México e Brasil. O lindo roteiro é de Monika Revilla. A direção de arte de Angela Leyton e Andrea Balency-Béarn é deslumbrante. A fotografia de Carolina Costa é belíssima. Que filme lindo!
 

O filme é baseado no baile dos 41 em1901. Uma festa provocou reclamações da vizinhança. Quando a polícia chegou homens e mulheres dançavam, até eles repararem que eram só homens dançando. Ser homossexual não era proibido no México, mas uma violência e muitos abusos foram cometidos a esses homens. A maioria era da elite, então alguns conseguiram ser soltos após fiança, mas outros foram enviados ao exército e morreram em batalhas, mas pouco se sabe em detalhes dos paradeiros dos que foram punidos indevidamente.
Obra Posada de José Guadalupe

Vários cartoons surgiram na época, foi um escândalo e dizia-se na época que não eram 41 e sim 42, que o genro do presidente estava no baile, mas que o nome foi protegido.

E é a vida desse genro que o filme conta até terminar no Baile dos 41. Ele casa com a bela filha do Presidente, tem interesses políticos, é deputado e quer ser governador. Ele apaixona-se por um jovem e começa a ser descuidado. Todos acabam infelizes. Os dois atores são lindíssimos Alfonso Herrera e Emiliano Zurita.
A esposa também é belíssima, Mabel Cadena. A casa deles é lindissima! Quando ela percebe que eles são alvo de falatórios, ela vasculha as cartas e descobre o amante. Ela só pede um filho, mas ele, cheio de ódio e sem desejo, não aceita. E também não dá pra saber se as exigências parariam ali. Com os falatórios, a carreira política dele fica comprometida. É um filme triste, sobre preconceitos, amor e falta de amor, dor. E belíssimo esteticamente! Uma obra de arte!

Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. Acredito que seja mesmo um bom filme de se ver.
    Feliz fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião, o pior da hipocrisia, quanto a esse assunto, é que ela gera desdobramentos absurdos. E acaba por cometer injustiças por todos os lados. O filme parece mesmo interessante.

    Beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, o filme mostra exatamente isso, todos sofrem.

      Excluir
  3. Respostas
    1. liliane, a direção de arte é belíssima. cenários e figurinos deslumbrantes. vc ia gostar da casa dos protagonistas.

      Excluir
  4. A arte deve ser belíssima!
    Simmm um filme que fala de amor e da falta dele, sempre promove reflexões.
    Quero assistir.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!