sábado, 8 de março de 2008

O Teatro Ibero Americano


Participei da Mesa de Debates O Teatro Ibero Americano do I Festival Ibero-Americano de Teatro de São Paulo no Memorial da América Latina. Debateram a brasileira Silvana Garcia da USP, o português José Leitão e a curadora do evento Neyde Veneziano. Foi bem interessante, gostei muito!

José Leitão falou bastante sobre a estrutura de teatro em Portugal. Existem vários grupos há muito tempo, subsidiados pelo governo com a obrigação de fazer 2 grandes estréias por ano, mais uma centenas de outras produções. O grupo a que ele pertence existe a 27 anos. José Leitão comentou que em Portugal a maioria das peças são gratuitas.

Foi curioso ver José Leitão falar que as novelas brasileiras também interferiram no país e em especial no teatro. Até então Portugal tinha contato com dramaturgos como Augusto Boal que viveram exilados em Portugal. Com a chegada da primeira novela, Gabriela (1975), começou a surgir o teatro dos atores, que lotam porque, como no Brasil, os portugueses querem ver os atores das novelas brasileiras de perto.

Silvana Garcia comentou sobre o Brasil não se inclui rna América Latina. É o Brasil e a América Latina. E que muito do olhar brasileiro está para outros países da Europa e Estados Unidos, muito pouco para os países vizinhos.


Tanto a Silvana Garcia como o José Leitão comentaram o quanto há pouco intercâmbio entre Brasil e Portugal, não só no segmento teatral, mas também no cinema. José Leitão comentou que só os filmes brasileiros que chegam ao país são os que concorrem a grandes prêmios como Central do Brasil e Cidade de Deus. Que esses filmes passam como aqui, por pouco tempo e em cinemas restritos.

Gostei muito do debate!
Música do post: Antonio Carlos Jobim & Gal Costa- Gabriela


Get this widget Track details eSnips Social DNA


Beijos,


Pedrita

4 comentários:

  1. A cultura brasileira é tudo do bom!
    Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Não sabia que a maior parte das peças teatrais em ortugal é na "faixa".. Interessante.. É verdade que as novelas brasieliras alcançam sucesso em Portugal (atualmente menos porque as emissoras portuguesas começararam de fato a produzir telenovelas nacionais). Bjs, Fabio

    ResponderExcluir
  3. Não sei porquê, mas o meu comentário de ontem desapareceu, mas era no sentido dde confirmar que os filmes brasileiros que por cá vejo são de facto obras que se candidataram e/ou venceram prémios, mas isso talvez tenha sido a causa porque eu tenho uma boa impressão do cinema do brasil.

    ResponderExcluir
  4. fabio, a maioria das peças são gratuitas pq o governo subsidia os grupos, portanto eles não precisam da bilheteria para os custos da montagem.

    geo, não vi o seu comentário. obrigada por dar o seu parecer dos filmes exibidos em portugal.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!