quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A Queda da Baliverna

Terminei de ler A Queda da Baliverna (1957) de Dino Buzzati pela editora Nova Alexandria. Eu tinha amado O Deserto dos Tártaros desse autor. Tinha ficado encantada com o estilo surrealista e fantástico, que quando vi esse livro em um sebo na avenida Faria Lima não resisti. É uma edição bem recente, muito bem cuidada e fácil de encontrar em livrarias e sebos virtuais. A Queda da Baliverna traz 37 contos instigantes, ágeis e inteligentes. Só fui ler a apresentação, orelhas e contra capa depois de ler a obra porque esses textos falavam em detalhes desses contos e eu não queria perder as suas descobertas.

Obra de Mario Schifano

O primeiro conto é o A Queda da Baliverna. Lembra bastante O Deserto dos Tártaros. Depois seguem os outros. Eu fico fascinada com os contos fantásticos. Eu não desgrudo até descobrir o seu desfecho e o seu mistério. A questão é que Dino Buzzati não desvenda mistérios, só coloca outros. Me emocionei muito com O cão que viu Deus, com A menina esquecida, com O irmão trocado e com Encontro com Einstein. Todos os contos são fascinantes. A cada conto ficava atônita e pensativa.
Obra I ragazzi di S.Spirito (1954) de Nino Tirrinanzi
Anotei alguns trechos da obra A Queda da Baliverna, mas a mágica de Dino Buzzati está em desvendar todas as palavras dos contos:
A Queda da Baliverna

“Daqui a uma semana começa o processo pela queda da Baliverna.”

O Irmão Trocado

“Desde então não mudou. Depois de três meses, deixou o internato, passou para outra escola, depois saímos de férias juntos. Nunca mais tronou a ser o rapaz de antes. Cresceu quieto e sem vontade própria, dedicado aos estudos, cheio de elegância no falar, disciplinado de modo quase desprezível. Cresceu, tornou-se homem, e quando eu lhe perguntava o que lhe haviam feito nos primeiros dias de internato, dava respostas vagas, ou até mesmo mostrava não entender.”

O Músico Invejoso

“Não podia nem mesmo oferecer a Deus essa sua dor, como libertação. Porque Deus indigna-se com esse tipo de dor.”

A Máquina
"Mas o dia estava tão alegre e os campos tão cheios de sol que era desnecessário falar.”
Todos os pintores e a música são de italianos do mesmo período que a obra foi escrita.


Youtube: LUIGI DALLAPICCOLA - Tartiniana Seconda - 01 - Pastorale





Beijos,

Pedrita

5 comentários:

  1. Olá Pedrita!
    Do Dino Buzzati só conhecemos "O Deserto dos Tártaros", rimeiro vimos o filme do Valerio Zurlini e só depois lemos o livo.
    Beijinhos
    PS-Recomendamos o filme.
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  2. Olá Pedrita

    Ora aí está um autor que desconhecia e que vou ter de ler sem falta, fiquei curiosa.

    Um beijinho,
    Isabel

    ResponderExcluir
  3. Oi pedrita, apesar do post ser sobre Dino Buzzati,
    fiquei surpreendido pela música de Luigi Dallapiccola,
    obrigado por esse lindo presente. bjs

    ResponderExcluir
  4. Pedrita gostei do que vc escreveu. Me parece muito bom.

    Desculpa estar sumida, estou com todos aqui em casa doentes. A Vivi desde domingo e estou indo com ela ao médico porque a melhora dela foi pouca. O Daniel na quarta-feira tive que buscá-lo na escola e o marido chegou cedo do trabalho no mesmo dia. Todos na cama...

    Um beijo grande

    ResponderExcluir
  5. paula e rui, anotado o filme.

    isabel, vc vai gostar.

    marcos, eu procurava no esnips compositores italianos do período que o livro foi lançado. mas eles não tinham nenhum. resolvi ir no youtube e escolhi esse. tb amei. e essa música foi composta em 1958, um ano depois que o livro foi lançado.

    georgia, espero que todos melhorem.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!