Obra Jogo de Cartas (1935) de Almada Negreiros
Nosso protagonista é português e um rico filho de um empresário. Ele vive tranquilamente sem saber o que faz, sai com amigos, vive a larga. Com o falecimento de seu pai ele acaba assumindo a empresa, sem escolha. O pai trabalhava com navios que ele vê sempre do seu escritório, mas nunca se interessou em ver na prática o que acontece, vive na parte burocrática da empresa e continua saindo com os amigos e vivendo sem compromisso. O Rei de Portugal o procura e solicita que ele venha a ser Governador de S. Tomé e Príncipe, ilhas africanas sob domínio de Portugal. O Governador precisa verificar e informar que os proprietários de terras precisam ter livres os negros que trabalham em suas lavouras. S. Tomé e Príncipe vive do cultivo do Cacau e os proprietários ganham muito dinheiro. Em breve chegará nas ilhas um enviado inglês para atestar se realmente Portugal não tem mais mão-de-obra escrava. No período que o livro é retratado, o Brasil já alforriou os seus escravos. Aqui já começaram a substituir a mão-de-obra negra pela italiana. Em S. Tomé e Príncipe os negros são livres, recebem salários, tem contratos, podem ir embora, mas tudo indica que é mais fachada do que realidade.
Obra Maternidade (1935) de Almada Negreiros
Nosso protagonista sabe que será muito difícil dizer não a um pedido do Rei de Portugal, mas também o desafio lhe atrai. Em S. Tomé e Príncipe ele vive toda a hostilidade dos proprietários de terra que fingem que não castigam com chicote e maus tratos os negros. Os negros continuam vivendo em senzalas e se alimentando de farinha e água. Tanto que o índice de mortalidade é muito alto. Equador é um livro belíssimo. Miguel Sousa Tavares pesquisou todo esse período, há uma lista bibliográfica que foi utilizada para a pesquisa. Esse autor gosta de mostrar momentos históricos e criar personagens ficcionais. Ele entretêm e informa. A complexidade humana, a fragilidade humana, a prepotência, é um livro apaixonante. Equador é maravilhoso!
Tanto o pintor bem como o compositor são de S. Tomé e Príncipe e viveram no período que o livro foi retratado.
Beijos,
Pedrita
Oi querida!
ResponderExcluirNão conheço os livros, desculpe minha ignorância nesse aspecto!! Mas lindas obras que você postou!!
Um beijo e ótimo final de semana!
Cris
http://criscriacoisas.blogspot.com.br
cristiane, eu conheci esse autor recentemente tb. eu tb amei essas telas, é de um pintor das ilhas de são tomé e príncipe que foram retratadas no livro.
ExcluirPreciso conhecer a obra dele. Gostei da dica.
ResponderExcluirBom fds.
Big Beijos
http://luluonthesky.blogspot.com.br
lulu, vai gostar.
ExcluirSempre ouvi falar muito bem do livro e do autor. De todas as resenhas, esta foi a que me deixou mais curiosa!!!! Quero começar logo a ler!
ResponderExcluirbruxa, é eletrizante. eu fiquei fã desse autor. entretêm e informa.
ExcluirObra Jogo de Cartas e Obra Maternidade são belos quadros.
ResponderExcluirruby, incríveis as obras não? é de um pintor das ilhas retratadas no livro, ilhas de s. tomé e príncipe no equador.
ExcluirNunca ouvi falar nem no livro nem no autor.
ResponderExcluirE não entendi se são varias histórias dentro do meu Equador.
liliane, o foco do livro equador são duas ilhas s. tomé e príncipe que eram possessão de portugal. fala de um português que foi designado para ser governador das duas ilhas para verificar se realmente os negros eram livres.
ExcluirEstou louca para ler esse Equador. Ainda não comecei o livro dele, meus oculos de leitura quebraram e estou já desesperada sem conseguir ler e ainda não chegaram os meus novos oculos. Mas me disseram que esse Equador é o melhor dele.
ResponderExcluirBeijos
Adriana
adriana, é incrível. espero q arrume logo os seus óculos.
ExcluirPedrita esse foi um dos livros na época em que prestei vestibular para Museologia na UFRB. Li e gostei muito. Em 2008 a TV portuguesa fez um tipo de novela com essa historia e filmou muitas cenas em Cachoeira- Bahia!
ResponderExcluirfatima, está passando essa série na tv brasil, mas só vi uns trechos. eu tb gostei muito do livro equador.
Excluir