Obra Orpheus em Las Vegas (1984) de Jack Levine
Eu sempre me surpreendo com a capacidade de um autor de transformar toda a tensão através das letras. O tempo todo eu lia ansiosa, acelerada, com medo e angustiada. Como alguém consegue isso em palavras? Stephen King tem um texto inteligente, não-óbvio. E é uma obra de arte como o filme, mas bem diferente. Kubrick foi inteligente em criar toda a tensão que existe no livro. Jack Nicholson foi maravilhoso como Jack. Mas são obras bem diferentes. No filme eu tinha me surpreendido de ver que O Iluminado era o garoto e não o pai. No livro o protagonista é o garoto não o pai. Foi muito inteligente Kubrick focar no pai e não no garoto. Seria bem inviável ir pelo livro, as cenas com o menino são muito violentas, praticamente impossíveis de serem filmadas. Hoje a pressão para não traumatizar o ator, acho que seria praticamente impossível fazer o filme com o foco no garoto. Quero rever o filme agora, minha vizinha já disse que vai me emprestar.
Obra sem título (1962) de Sam Francis
O menino passa todo o tipo de violência. O livro mostra bem muito antes de irem ao hotel o pai já tinha quebrado o braço do garoto. Era um homem violento. Tinha perdido o emprego por espancar um aluno. A bebida tinha deixado de ser um problema quando vai trabalhar no hotel. Diferente do filme, o pai realmente escreve no hotel. O livro é praticamente o garoto que sofre todo o tipo de violência. É quase estrangulado por uma mulher gorda e nua. Arbustos no parque em formato de animais atacam. Se o diretor do filme escolhesse fazer algumas cenas, precisaria de efeitos especiais. Só conseguiria ficar bom se fosse muito bom no gênero. Kubrick foi muito inteligente em criar a tensão com um número menor de elementos. E a violência que o garoto sofre no hotel seria bem complicada de realizar e muito traumática para o ator.
Obra Wall Drawing #370 de Sol LeWitt
O hotel quer o garoto. A iluminação do garoto é tão potente que os mortos conseguem viver e aproveitar o hotel só com a energia que o garoto fornece. Então o hotel quer que o pai mate o menino no hotel para que eles possam viver livremente no hotel. Sem o menino, o hotel fica meio adormecido e só de vez em quando eles conseguem reviver e aproveitar o hotel. É muito genial toda a estrutura do livro. Mais genial ainda o quanto mostra as desestruturas familiares. A mãe teve vários problemas de auto-estima na infância com uma mãe opressora e agressora. Coincidentemente ela casa com um homem muito parecido com esse modelo agressor. Me surpreende também a compreensão de psicologia do autor.
Tanto os pintores, bem como o compositor são americanos como o escritor.
Beijos,
Pedrita
Gente, tenho que ler esse livro. Ganhei da minha tia o livro de uma edição antiga. Não vi o filme, morro de medo. E pelo que vc escreveu o livro é bem aterrorizador mesmo!
ResponderExcluirBeijos
Adriana
adriana, leia, é fantástico. o livro é igualmente aterrorizante, mas mais longo.
ExcluirO filme foi assustador para mim. Nunca vou querer rever.
ResponderExcluirO livro deve ser pior.
O livro "amor no tempo do cólera" era o preferido de Gabriel Garcia Marques(li numa entrevista). O livro é lindo. Mas gostei do filme.
liliane, o livro é mais extenso e as maldades com a criança são enormes.
ExcluirEsse livro está nas minhas metas de leitura. Gosto muito do filme!
ResponderExcluirBeijos, Pri
vintage.blogspot.com
pri, é muito bom.
ExcluirOi, Pedrita,
ResponderExcluirEsta obra (livro/filme) é mesmo incrível. Ela não faz bem o meu gênero, mas tenho que admitir que ambos os trabalhos (livro/filme) foram muito bem elaborados.
Beijoca
marly, são muito bons.
Excluire o livro é um tijolaço ne?
ResponderExcluirfatima, enorme, mas cada milímetro é fantástico.
ExcluirSó li, há já muitos anos, um livro de Stephen King "Metade Sombria" em Portugal, lembro-me que não desgostei, mas deixou-me tenso durante a leitura e nunca mais voltei a ele, tenho um primo que era um fã fiel de todas as obras dele e foi ele quem mo apresentou.
ResponderExcluircarlos, eu li um outro dele tb. esse é fantástico, mas muito aterrorizante.
ExcluirTenho um pouco de medo da literatura do Stephen King, por isso não leio.
ResponderExcluirBoa noite pra vc.
Big Beijos
Lulu on the Sky
lulu, é bem assustador mesmo.
Excluir