Obra de Leonora Carrington
Nosso protagonista é um ser desprezível. Quando jovem ele descobriu um grande feito baseado na teoria de Einstein, ganhou o Nobel e tornou-se um profissional burocrático e pouco ético. Passou a receber um salário para estar na lista de professores de uma universidade, para atrair alunos com a ideia que haveria um belo corpo de profissionais, mas ele nunca lecionou lá. Dava palestras, sempre com pouca preparação e muita, mas muita má vontade. O protagonista fala muito com o leitor sobre a hipocrisia do aquecimento solar. Que as pessoas reduzem um ou outro item, compram carro popular, mas não querem ir muito longe das restrições, de perder o conforto. Ele mesmo está incluído nesse círculo.
Obra Tempo e Maré (2004) de Simon Patterson
Solar começa com nosso protagonista em crise no seu casamento. Os dois estão separados, mas moram ainda na bela casa. Sua esposa está em um relacionamento com profissional hidráulico que fez a reforma em sua casa. Seu ex não entende como ela foi se apaixonar por um homem tão rude. Os dois encontram com quem se relacionam na própria casa. Ele fica sempre muito incomodado. Aos poucos ficamos sabendo que sua esposa traiu uma vez só, mas o marido inúmeras vezes, sete no mínimo.
Obra Mexilhões (2012) de Ansel Krut
Por que um urso polar na capa do livro? Nosso protagonista aceita então uma viagem com outros profissionais para analisarem o aquecimento global. Sim, o livro fala bastante do aquecimento da terra, do degelo. Todos acham incrível, mas ele só aceitou porque ficará em um navio com muito conforto, a viagem será curtíssima, com pouquíssimos passeios em campo. Ele finge para a classe científica que será uma grande viagem, muito importante, esconde a falsidade do evento. Na viagem, eles saem em carrinhos de andar no gelo, param pra olhar, quando ligam os motores o dele não liga, os outros seguem, ele fica, e o urso polar dá um tabefe nele.
Obra Metamorfoses (1966) de Bryan Organ
Nosso protagonista é desprezível demais e só piora. Ele faz algo medonho, comete um crime, mas consegue colocar a culpa em outro. Ian McEwan é sempre irônico. Na parte seguinte do livro, o físico é cruelmente perseguido baseado em uma armação e até ficamos com pena dele. O físico se prejudica por algo que não fez, mas consegue escapar de responder por algo muito mais grave que fez. Essa ironia constante do autor é que é sempre tão fascinante.
Beijos,
Pedrita
Adoro esse autor. Não sabia do que se tratava esse livro dele. Adorei! Acho que irei comprar para ler. Bem interessante.
ResponderExcluirBeijos
Adriana
adriana, é muito bom.
ExcluirLi Solar há uns anos atrás, uma ironia e uma acidez deprimente atravessa a obra, uma crítica ao mundo da investigação, com gente por vezes oca, como o nosso protagonista, fala de cima, uma denúncia de gente que explora outros mais capazes mas ainda sem um curriculum que sustente o seu valor e de facto a questão pertinente das alterações climáticas. Gostei, mas não deixa de nos dar um murro no estômago. Recomendaram-me muito a última obra dele, por cá com o nome de "Numa casca de noz" mas penso que por aí se chama Enclausurado.
ResponderExcluircarlos, exatamente, deprimente. o protagonista é muito desprezível.
ExcluirGostei muito da temática desse livro: hipocrisia. Pelo visto esse autor gosta muito de falar sobre a natureza humana.
ResponderExcluirBjs
helena, é um grande autor.
ExcluirNão conhecia esse livro, valeu a dica.
ResponderExcluirbig beijos
lulu, é muito bom.
ExcluirA capa do livro é muito bonita.
ResponderExcluirCertamente, eu compraria esse livro pela bela capa.
Não sei se tenho livro dele.
Estou re-organizando minha biblioteca e por isso lhe falei do caderno com Ordem Alfabética.
liliane, é linda sim. eu comprei pelo autor que adoro e pq a promoção era ótima. eu tenho alguns livros desse autor. reparação o meu preferido.
ExcluirOláááááá Pedrita!
ResponderExcluirSiiiiiiim eu certamente compraria o livro por causa da capa, é maravilhosa <3
Sua resenha me instigou e fez ficar apaixonada pelo plot!
São muitas as nuances e possibilidades, nunca imaginaria olhando a capa que se trata de tantas reflexões psicológicas e comportamentais.
E ainda tem essa pegada da sustentabilidade vista por um outro ângulo e a hipocrisia em que a sociedade de alguma maneira está inserida.
Amei e vou colocar na minha lista dos desejados.
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede
luli, eu sabia que era sobre um físico e isso q me motivou a comprar há muitos anos atrás. mas tb não tinha ideia que ampliaria tanto o tema. ainda mais q o protagonista nobel fosse tão desprezível.
ExcluirPedrita,
ResponderExcluirEu não conhecia o livro, obrigada pela dica, gostei da resenha!
Beijos
andréa, eu gostei muito.
ExcluirEste livro parece ser ótimo! Sou fã do Ian McEwan, e já tinha um livro dele aqui, à espera de leitura.
ResponderExcluirmarly, tb adoro esse autor. esse livro é bem indigesto. o protagonista é muito desprezível.
Excluir