quarta-feira, 13 de maio de 2020

A Fera na Selva

Assisti A Fera na Selva (2019) de Paulo Betti e Eliane Giardini no Canal Brasil. Eu queria muito ver esse filme, tentei inclusive ver nos cinemas. É baseada em uma história do Henry James. Quando eu assisti a peça Autobiografia Autorizada com Paulo Betti, o ator comentou desse filme.

Eu tive uma dificuldade monumental de gostar do protagonista, mimado e egoísta, ele acredita piamente que algo mágico e extraordinário acontecerá em sua vida e passa a vida aguardando esse momento. Ele divide esse segredo com uma mulher que cumpre o papel de muita mulher que é abandonar a sua própria pra viver a vida do outro. Ela resolve acompanhá-lo nessa busca. Ela ao menos consegue se realizar mais, já que recebe uma herança e monta uma livraria simpática que recebe eventos culturais.
Ele tem uma enorme incapacidade de ser feliz com o que tem e de viver intensamente cada minuto. De ver que o fato mais extraordinário que aconteceu em sua vida foi conhecer essa mulher. Eles passam anos e anos compartilhando momentos inesquecíveis, indo a teatros, fazendo passeios. Os dois são professores universitários, então ainda dividem conhecimentos, livros, e um lindo cotidiano. Uma vida riquíssima. Ele ainda tem a sorte de viver bastante e saudável, podendo desfrutar cada minuto de sua rica vida, que ele é incapaz de perceber. Adoro esses atores Eliane Giardini e Paulo Betti. A filha deles, Juliana Betti canta em um espetáculo que eles vão assistir. A narração é de José Mayer. Participa a Orquestra Sinfônica de Sorocaba. As locações maravilhosas são em Sorocaba, cidade de nascença de Paulo Betti. O Prelúdio nº 1 de Villa-Lobos que aparece no filme é interpretado pelo maravilhoso Duo Assad.

Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Acredito que seja um fascinante filme de assistir... comendo pipocas quentes

    saudações

    ResponderExcluir
  2. Actualmente, durante o dia, na televisão só passam bonecos, pois tenho dois netos com quem estou durante o dia que não querem outra coisa! :)

    -
    Pétalas da solidão ...

    Beijo e uma excelente noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cidália, rindo até 2022. realmente aí não tem como ver outra coisa.

      Excluir
  3. Pareceu-me muito interessante. Todos nós somos mais ou menos equivocados sobre o nosso próprio valor e sobre o valor das coisas que vivemos e das pessoas com as quais interagimos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, sim, às vezes não damos valor ao que temos e olhamos muito a grama do vizinho, mas o personagem exagera na cegueira hahahahahahaha

      Excluir
  4. Gosto muito dos atores. Parece bom o filme.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  5. Olá Pedrita
    Fiquei curiosa com esse filme.
    Acho estranho pessoas que pensam que vai acontecer algo "grandioso" com elas e terminam por não "desfrutar" das " pequenezas" encantadoras e mágicas de cada dia e a vida voa.
    Quero logo conhecer a livraria da personagem da Eliane Giardini 😉😉
    Dica devidamente anotada.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, ah, vc pensa mais parecido, tb não entendo como alguém possa viver esperando algo grandioso. sim, lidamos com as frustrações o tempo todo. mas viver cada dia intensamente é fundamental. e ele foi muito feliz, maravilhosa a mulher q resolveu trilhar com ele anos e anos da vida deles. ah, menina. e eu nao queria ir na livraria?

      Excluir

Cultura é vida!