segunda-feira, 7 de abril de 2025

Pranto Maldito

Assisti Pranto Maldito (2021) de Andres Beltran no Max. Porque sábado é dia de fantasminhas! Logo que começou e vi que o texto era em espanhol, fui verificar a origem. O filme é colombiano e foi uma grata surpresa. É um ótimo filme de terror, muito bem dirigido e conduzido, sem excessos, mas que dá tanto medo, mas tanto medo. Gostei tanto que fiquei curiosa em conhecer outros trabalhos do diretor. O filme é baseado na lenda Tarumama, a eterna busca pelo filho perdido. A mãe busca eternamente seu filho perdido.

Um casal com dois filhos vai para uma casa isolada. Primeiro eles viajam um bom tempo por uma estrada, depois fica de terra, aí param no meio de uma vegetação e caminham até a casa. Há uma grande floresta na frente. Com o tempo descobrimos que o bebê nasceu morto, e que o psicólogo aconselha que eles viagem para ter um convívio só entre eles, o núcleo familiar, para se reconectarem, já que o casal entrou em crise. A ideia é boa, mas concordo com a esposa, por que uma casa tão isolada? Eu sei, porque é filme de terror. Gostei muito do elenco, eles são Paula Castaño e Andres Londoño. Eu amei a casa. É toda de madeira, mas tudo moderno. A caldeira mantém água quente o dia todo, e o aquecimento da casa também, mesmo sendo muito frio. As portas, camas, móveis, além de lindos tudo funciona, bonitas fechaduras. Há um único banheiro com uma banheira linda e com água quente. Sem falar nas roupas de cama. O edredom do quarto do garoto é lindo. A casa dá para uma floresta e termina em um rio. A mulher que intermedia o aluguel da casa fala que morreu uma criança lá, filha dos donos da casa, por isso eles partiram, então que as crianças não sigam para o rio sozinhas. Claro que seguem né? É filme de terror.
A menina é a única que percebe que algo está errado. Todos os outros nem desconfiam. De madrugada uma mulher ensopada aparece chorando na chuva falando que o filho morreu no rio. No escuro, sem conhecer o lugar, a esposa manda o marido ir olhar. Sem lógica alguma. Eles só poderiam fazer algo no dia e olhe lá. O menino começa a aparecer machucado nos braços, mas ele mesmo não percebe que algo ruim está acontecendo. Uma graça os dois, Alanna de la Rosa e Jerónimo Barón. O final foi bem clichê de filme de terror, meio sem lógica naquele momento, mas funcionou. 
Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. Evito os filmes muito aterrorizantes, rsrs.

    Beijo e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, esse assusta bastante até mais pelo real do que pelo terror.

      Excluir
  2. Já quero assistir, é de fantasminhas, bem dirigido e bem executado.
    Gostei dessa pegada em espanhol, a diversidade diversidade e outros olhares.
    Ri muito com sua frase: porque a casa é tão isolada? Porque é filme de terror 😁😁

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, acho q vc vai amar. eu achei incrível como o diretor nos assustou sendo tão elegante no filme. nao é? jamais a casa seria em um lugar bem frequentado.

      Excluir
  3. Boa tarde. Obrigado pela visita e dica. Breve teremos duas matérias sobre a Caixa Cultural de São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luiz, então vc deve ter visto umas exposições q fiquei interessada. no aguardo.

      Excluir
  4. "Vigemaria"! Não, não faz meu estilo. Beijo,

    ResponderExcluir

Cultura é vida!