domingo, 26 de agosto de 2007

Homens de Honra

Assisti Homens de Honra (2000) de George Tillman Jr. no Telecine Action. Tinha lido no blog do Marcelo Janot
que os Telecines iam fazer uma homenagem ao Robert De Niro com a exibição de vários filmes com esse grande ator e vi que não tinha assistido Homens de Honra. É um típico filme americano, com um herói, no formato clássico de fórmula de bolo, mas Robert De Niro e Cuba Godding Jr. arrasam.

Cuba Godding Jr. interpreta o primeiro homem negro a ingressar na marinha, baseado na história real de Carl Brashear. Claro que em filmes tipicamente americanos nunca sabemos o quanto intensificaram ou mudaram alguns momentos para aumentar o impacto, mas de qualquer forma fala de um importante momento histórico da Marinha americana.
É um bom filme para debater o preconceito ao negro. Nos Estados Unidos o preconceito é claro, mas no Brasil há muitos subterfúgios para não se premiar e colocar um negro em um cargo alto. Não só negros como outros excluídos, como as mulheres. Cuba Godding Jr. interpreta um garoto pobre da área rural de Kentucky, na década de 40, que deseja muito ser da Marinha. Ele consegue ser convocado, mas aos negros ficavam as funções da cozinha. Ele sempre obstinado fura o bloqueio do dia de natação aos brancos e mostra a sua capacitação de nadador, conseguindo uma pequena promoção. Depois de muitos sacrifícios, seu esforço o leva inclusive a chegar ao posto de comandante.
Robert De Niro interpreta um amargo militar que por um problema de saúde não pode mais ser mergulhador. Ele se torna então um duríssimo e desumano militar de treinamento da marinha. Vou falar detalhes do filme: Depois de um tempo ele resolve ajudar nosso protagonista a conseguir ser readmitido na Marinha. Ele descobre que muitos oficiais preferiam a amputação de um órgão para poderem voltar com próteses ao Exército em vez de aposentarem muito jovem. Os dois simplesmente arrasam. Fiquei impressionada de saber o que os militares faziam para poder continuar na função.
Claro, Homens de Honra é um clássico filme americano que termina com a cena do tribunal e todos batendo palmas, mas a interpretação dos dois atores é maravilhosa. E é um bom filme para se debater o preconceito.
Homens de Honra mostra a Charlize Teron em um pequeno papel. Ainda está no elenco a bela Aunjanue Ellis.


Beijos,

Pedrita

8 comentários:

  1. Pedrita, Assista e dê a sua opinião sobre as "Bicicletas de Belleville. Abraços poéticos.

    ResponderExcluir
  2. FILMAÇO! Eu vi na TV a Cabo. Para mim, a melhor atuação de Cuba Gooding Jr. até hoje (melhor até do que em Jerry Maguire, que lhe rendeu o Oscar). Eu cheguei a fazer um trabalho de faculdade sobre racismo com ele.

    http://claque-te.blogspot.com): Fahrenheit 451, de François Truffaut.

    ResponderExcluir
  3. Oi Pedrita. Acredita que eu não consegui ver esse? Fica pra próxima!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Pedrita, ainda não vi este filme. Pelo post parece que é muito bom. Gosto muito dos atores.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. É um filme bem razoável. Sempre uso a sequencia final nas aulas. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Lembro-me de ter assistido esse filme quando tinha canal por assinatura, mas não vi até o fim, não me lembro porque...
    aqueta-2.zip.net

    ResponderExcluir
  7. simplesmente amo o De Niro...
    td que ele faz é perfeito!

    ResponderExcluir
  8. Filmaço! Adorei e fiquei super emocionada quando vi! :)

    Beijos

    ResponderExcluir

Cultura é vida!