segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

O Outro Lado da Noite: Filme Noir


Terminei de ler O Outro Lado da Noite: Filme Noir de A.C. Gomes de Mattos. Minha irmã me emprestou esse livro há muito tempo e eu vergonhosamente ainda não tinha lido. Eu queria ler quando tivesse visto mais filmes noir para acompanhar melhor. É um bom livro e foi bom ter esperado. Logo no parágrafo que menciona os filmes que iniciaram o filme noir eu só não tinha visto um. Acabei lendo bem rápido porque não li as sinopses e exemplificações de filmes noir que não vi.


Imagem do filme Pacto de Sangue


Eu desconhecia que haviam controvérsias os filmes que seriam noir. O autor escolheu uma vertente e escreveu o livro baseado nela. Pena que o livro seja estranho na sua estrutura. Há um capítulo Introdução que é o livro e outro com os filmes e resumos. Poderiam tirar o nome Introdução do livro para ser o livro e poderiam ter feito um índice remissivo. Não chega a ser muito completo, nem muito profundo, mas auxilia bastante na compreensão desses filmes.




Imagem do filme Laura

O autor comenta que esses filmes surgiram no período da Segunda Guerra Mundial, parece que nos últimos meses eu tenho visto e lido muitos filmes desse período, é só olharem os posts abaixo. Quando há a desilusão, as mulheres tornam-se mais independentes, as relações ficam mais imprevisíveis com o fantasma da morte. Então os filmes noirs trazem mulheres independentes, lindíssimas e arrasadoras de corações. Há a escuridão das cenas, o patrocínio mais claro dos cigarros, muito consumo de bebida alcóolica. Eu achei que o filme abaixo estaria entre a relação dos filmes noir, mas não achei no livro. Continuo achando que ele se inclui nessas definições. O autor conta que os produtores gostavam muito desses filmes que eram baratos, porque utilizavam praticamente os mesmos cenários anteriores, de rápida realização e bom retorno, motivo que pode ter intensificado a quantidade de filmes noir que surgiram. Também menciona vários escritores que tiveram adaptações de filmes noir como Raymond Chandler.



Imagem do filme A Dália Azul


Eu fiquei surpresa de saber que o filme A Dália Azul teria outro final, mas que os militares não acharam bom para a companhia que o assassino fossem um de "seus" soldados e por isso que o final ficou atropelado e tão tolo.



Imagem do filme Um Retrato de Uma Mulher

Trechos do livro O Outro Lado da Noite: Filme Noir de A.C. Gomes de Mattos:

“Nos últimos anos o filme noir tem recebido bastante atenção no meio popular e acadêmico, mas ainda há muito debate sobre o assunto.”

“Film noir foi a expressão inventada pelos críticos franceses do período imediatamente posterior à Segunda Guerra Mundial para designar um grupo de filmes criminais americanos, produzidos a partir dos anos 40, com certas particularidades temáticas e visuais que os distinguiam daqueles feitos antes da guerra.”


Música do post: george gershwin & lena horne - summertime (É preciso apertar o play)





Beijos,
Pedrita

9 comentários:

  1. Eu sou fã dos filmes noir. Tenho alguns gravados em vídeo cassete.
    Denise

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Bom, você smewpre com boas sugestões! É importante ter um blog como o seu aqui no mundo virtual. Bjs, Fabio

    ResponderExcluir
  3. Sim, ainda estou vivo! :-D (Embora não tão animado quanto no começo do ano...)

    Cigarros à parte, os filmes noir são mesmo muito interessantes!

    Quando vi o título do post pensei que você fosse falar num livro homônimo do Sidney Sheldon. Já leu? Eu não, mas lembro que havia uma adaptação em seriado (ou filme) com o Omar Shariff.

    ResponderExcluir
  4. obrigada fabio, eu falo do que vejo culturalmente.

    josé luiz, eu não lembro mais os nomes dos livros do sidney sheldon, li há muitos anos, atualmente não me interesso por esse autor.

    ResponderExcluir
  5. Pedrita, que livro interessante. Na época da faculdade eu fiz um trabalho sobre a história do cinema e suas linguagens. Foi um trabalho que gostei muito. Conheci muitos aspectos dos filmes antigos que nem imaginava.
    Adorei as fotos que ilustram os posts!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. O Film noir tb, foi feito desta forma por questões econômicas. Eram "baratos" e mais "fáceis" de serem realizados. O que não deixou de ser uma marca e influenciar o pessoal da Nouvelle Vague, anos depois. Casablanca é (era?) um film noir (rs). Bom.. quando se fala neste assunto, a primeira coisa que me vem mesmo é o rosto de Bogart (rs). Bjão.

    ResponderExcluir
  7. marion, eu gosto muito de filmes noir.

    ed, o autor nem considera casablanca um noir. eu até estranhei de não achar o filme lá.

    ResponderExcluir
  8. Pedrita, não te conheço, mas sou cara de pau o suficiente para perguntar se vc tiraria uma cópia desse livro para mim... O que me diz? Meu e-mail é pavel_geheimnis@yahoo.com.br
    Paula

    ResponderExcluir
  9. paula, vc encontra o livro pra comprar em livrarias. no submarino está aqui http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=&ProdTypeId=1&CatId=11671&PrevCatId=11668&ProdId=148012&ST=BL11671&OperId=0&CellType=2

    ResponderExcluir

Cultura é vida!