quarta-feira, 17 de março de 2010

Gorda

Assisti Gorda de Daniel Veronese no Teatro Procópio Ferreira. O texto é do americano Neil Labute. Queria muito ver essa peça e me surpreendi muito. Achei que era uma comédia, dessas que são só pra rir e se divertir, mas o texto é muito complexo, pesado mesmo e muito atual. Um executivo se apaixona por uma "bibliotecária", ela diz que hoje em dia não chamam mais assim esses profissionais. Se conhecem em um almoço no horário do trabalho, começam a sair e se relacionar.

Ele é daqueles executivos padrão, bem alinhado, magro. Na peça não falaram, mas muitos do meio executivo acreditam que pessoas acima do peso não são bons profissionais já que o aumento no peso, segundo eles, pode significar que a pessoa é relaxada, não gosta dela mesma e portanto não será uma boa profissional. Gostei demais do trabalho de todo o elenco. Já conhecia e gostava muito do trabalho da Fabiana Karla e do Michel Bercovitch, sempre tinha visto o Michel Bercovitch no cinema em personagens densos, gostei de vê-lo em comédia. E gostei muito dos outros dois. Não conhecia o trabalho de Flávia Rubim e me surpreendi com a força cênica dela quando ela começou a falar um texto sem respirar, imitando aquelas mulheres que bombardeiam o homem com tudo o que querem dizer e mais um pouco. Também gostei muito do personagem interpretado por Mouhamed Harfouch, é muito difícil o texto dele. Ele diz aquelas frases que muitos pensam mas não dizem, tanto que o personagem do Michel Bercovitch diz em um momento se ele não tem um filtro.

Acabei ficando muito triste com o espetáculo, Gorda tem um texto desesperançoso, parece sem saída. Gostei bastante dos cenários de Alberto Negrin. Eu já tinha visto Teatro dos Pássaros que tem o texto do argentino Daniel Veronese e gostado muito. Vou ficar atenta a esse nome para acompanhar seus trabalhos teatrais. Gostei bastante também do programa da peça que pode ser transformado em um simpático cartaz.


Youtube: Fabiana Karla protagonista de Gorda



From Mata Hari e 007
Beijos,
Pedrita

7 comentários:

  1. Eu vi a da Argentina, também gostei e me identifiquei em vários momentos. Reflete muito bem os padrões e preconceitos da sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Pedrita, eu li uma entrevista da Fabiana Karla que ela quase dedistiu de fazer o espetáculo, pois foi difícil lidar com aquela situação de ouvir os adjetivos desagradáveis. Não deve ser mesmo um espetáculo fácil de fazer e nem de assistir.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nao deve ter sido fácil ensaiar toda essa peca, até porque ninguém gosta de ser considerada gorda. Mas acho que temos que comecar a falar sobre o assunto sem preconceito.

    Bjao

    ResponderExcluir
  4. Eu assisti o espetáculo e gostei muito. Desde que eu vi essa moça no Dança dos Famosos, do Domingão do Faustão, ela cresceu muito no meu conceito!

    ResponderExcluir
  5. Eu assisti e gostei muito. Desde que vi essa moça no Dança dos Famosos, no Domingão do Faustão, ela cresceu muito no meu conceito!

    ResponderExcluir
  6. marion, eu tb ouvi isso, q ela não tinha ideia de q pelas costas alguns falavam tantas barbaridades.


    marion e georgia, realmente não deve ter sido fácil atuar nessa peça.

    ResponderExcluir
  7. Oi Pedrita.

    Eu já estava interessada em ver essa peça, agora então, nem se fala ...


    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir

Cultura é vida!