domingo, 14 de abril de 2013

Brasil, Nação Sem Caráter

Terminei de ler Brasil, Nação Sem Caráter (2013) de Hermano Leitão da All Print Editora. Gostei muito! O autor é advogado e faz um apanhado histórico do Brasil para mostrar a falta de identidade do Brasil. Sempre gosto de ler livros históricos, que dão um olhar diferenciado sobre a história desse país, tão cheia de nuances. Não lembrava que foi o Fernando Henrique que criou o imposto sobre o cheque com outro nome. Esse imposto chegou a parar por um momento até voltar como CPMF futuramente, por sorte não existe mais e espero que não volte.

Hermano Leitão mostra com alguns exemplos a dificuldade burocrática de nossa sociedade. Ele fala de uma pessoa que queria regularizar sua dívida com a Receita Federal e a peregrinação surreal de lugar em lugar, horários absurdos, senhas que acabam. Por sorte essa pessoa insistiu muito. Como diz o Hermano Leitão, é um descaso como o sistema brasileiro ignora seus cidadãos, mesmo cobrando tantos impostos. Por último, o advogado sugere uma nova forma de estruturação para o Brasil, transformar o país como união, e as regiões como países para que cada um tenha autonomia financeira e constituição própria, para realmente levar em conta cada particularidade de cada região. Achei  muito importante o livro debater tantas questões cruciais que atrapalham tanto o brasileiro e o desenvolvimento desse país.

Essa foto é de Ivan Pontes.

Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Esse livro deve ser excelente.
    Big Beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  2. Dividir o Brasil por regiões sempre foi sonho dos cidadãos sudestinos. Queria mesmo ver isso. Varias Bangladeshs se formando em todo o restante do pais. E a exploração da mão de obra semiescrava para manter uma região com satatus elevado...

    ResponderExcluir
  3. Deve ser interessante, abre espaço para muitos debates. Também penso que criar várias constituições não acaba com a corrupção.

    ResponderExcluir
  4. Até penso que o Brasil é um país com caráter forte, simplesmente emperra nos mesmo defeitos de Portugal.
    Também leio livros de análise política e económica nacional ou internacional, normalmente não os comento muito no Geocrusoe, vão para outro blogue meu mais político e menos cultural.

    ResponderExcluir
  5. Pedrita, este livro deve mostrar bem a realidade que vivemos no dia a dia e por isso deve ser desanimador. Aqui a burocracia emprerra nossa vida e impede que as coisas melhores, pois tudo é complicado.

    Em relação à divisão do país, é um assunto muito complicado, pois muitas regiões não conseguiriam se sustentar sem a a ajuda a União, mas acho que há muita coisa a ser revista, pois não é justo estados contribuirem com muito e pouco receberem de benefício federal.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. lulu, é muito bom sim.

    fatima, o hermano leitão é da paraíba.

    bruxa, tb acho q a corrupção é um problema.

    carlos, emperramos bem por aqui.

    marion, acho bom o debate com soluções para melhorar, inclusive a diminuição da burocracia. pq do jeito q está fica difícil.

    ResponderExcluir
  7. Pedrita na Paraiba está cheio de esquisita, preconceituosa e oiutros defeitos mais. Eu também sou da Paraiba, nascida em Campina Grande e educada em Recife Pernambuco. Vivi mais de 30 anos entre Minas Gerais, Espirito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo; atualmente estou no oitavo ano residindo em Cachoeira- Bahia, já de saída (com pretensão de ir viver por dois em Israel). E sinceramente não vejo o brasileiro com tantas diferenças de cárater.

    ResponderExcluir
  8. fatima, eu acho que o brasileiro tem uma diversidade cultural grande, até mesmo pelas distâncias, hoje menores. e gosto dessa diversidade.

    ResponderExcluir
  9. Eu também gosto da diversidade Pedrita.A coisa cultural no brasileiro é o que mais encanta a todos, e "um prato feito" para os pesquisadores antropologicos...

    ResponderExcluir

Cultura é vida!