domingo, 20 de agosto de 2017

Recital de violão e piano

Fui ao recital de piano e violão do Centro de Música Brasileira no Centro Britânico Brasileiro. Paulo Porto Alegre fez uma homenagem aos 100 anos do compositor Laurindo Almeida. O violonista contou que esse compositor fez várias trilhas para o cinema. Fui no IMDB e achei, são inúmeras mesmo. Belas composições que Paulo Porto Alegre interpretou dele. Eu não conhecia do Guerra-Peixe, compositor que adoro, obras com influências do dodecafonismo. Adoro Villa-Lobos, ainda mais suas obras para violão, lindos os prelúdios e estudos que o violonista interpretou. Paulo Porto Alegre contou que Osvaldo Lacerda compôs 4 obras para violão, ele interpretou o Ponteio. Gosto demais também de Radamés Gnatalli, foi tocada a Pequena Suíte com várias influências de brasilidade. Foi tudo muito bonito.

Obras:

Heitor Villa-Lobos: Prelúdios números 3 e 5 e Estudo 10

César Guerra Peixe: Suíte (Ponteio, Acalanto e Choro)

Osvaldo Lacerda: Ponteio

Radamés Gnattali: Pequena Suíte (Pastoril, Toada e Frevo)

Laurindo Almeida (homenagem aos 100 anos de nascimento): Crepúsculo em Copacabana e Brasileiro

Paulo Porto Alegre: Três Estudos

Foto de João Caldas

Depois tocou a pianista Maria Helena De Andrade. Ela é do Rio de Janeiro e nunca tinha tido a oportunidade de ouvi-la tocar. Fiquei encantada. Que delicadeza de estilo. Não conhecia Heitor Alimonda e gostei muito. A pianista disse que a Temperamento de Francisco Mignone falava dos temperamentos. Gosto muito desse compositor e ela interpretou várias obras dele. De Villa-Lobos tocou a linda Saudades das Selvas Brasileiras Lindas as obras de Osvaldo Lacerda. Gostei muito também da Dobrado do Ricardo Tacuchian. A pianista terminou o recital com obras bem lindas e conhecidas: Gaúcho de Chiquinha Gonzaga e Tico-tico no Fubá de Zequinha de Abreu, esta comemora 100 anos.

Obras:

Heitor Alimonda: Três Estudos

Francisco Mignone: Seguida (1984)
Temperando
Outra lenda sertaneja
Beliscando forte
Valsa que no de esquina
Batuque batucado

Heitor Villa-Lobos: Saudades das Selvas Brasileiras (1927)

Osvaldo Lacerda: Pequena Canção (1972)
Valsinha Brasileira (1975)
Homenagem a Scarlatti: Sonata I e Sonata II

Ricardo Tacuchian: Dobrado

Chiquinha Gonzaga: Gaúcho

Zequinha De Abreu: Tico-tico no Fubá

Os dois músicos interpretaram obras de 10 compositores brasileiros. Fico sempre encantada com a  variedade e riqueza da música brasileira. 

Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Que lindo, Pedrita! É um tipo de evento que preciso ir mais.

    ResponderExcluir
  2. Nunca fui a esse eventos.
    Desculpe a pergunta, mas vc já foi assaltada nessas saídas a noite?

    ResponderExcluir
  3. Olá, Pedrita,

    Menina, eu desconhecia o Laurindo Almeida, mas fiquei muito interessada na obra dele. Também vou procurar conhecer o Paulo Porto Alegre. E me ocorreu agora que o seu esforço para assistir aos recitais de música (especialmente a erudita) deve valer muito a pena. A música enriquece a vida e é um contraponto para as durezas dela.

    Beijoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, eu tb desconhecia. eu gosto de concertos e recitais.

      Excluir
  4. Ola, um violão bem ponteado é ótimo de ouvir.... bjos
    http://anaherminiapaulino.blog.uol.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Deve ter sido lindo Pedrita! Eu gosto de concertos e recitais, acho chique demais e fazem bem ao meu ego!

    Bjoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, tb gosto, mas acho normal, rotina. e despojado. e com o frio q fazia em são paulo estavam todos cheios de roupas e bem confortáveis.

      Excluir
  6. Olá Pedrita
    Gostaria de assistir esses concertos e recitais, devem ser maravilhosos, conheço muito pouco de música clássica e menos ainda de erudita, mas amo trilhas sonoras de cinema então as vezes conheço a música e nem sei de onde rsrs
    Gosto demais de Villa-Lobos e siiiim conheço Tico tico no fubá(quem não conhece né?) já faz 100 anos da música uaaaaaau <3

    Bjs Luli

    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, tb gosto muito. villa-lobos é incrível. há muitas apresentações de música erudita gratuitas.

      Excluir

Cultura é vida!