quinta-feira, 31 de maio de 2018

Uma Batalha Incerta

Assisti Uma Batalha Incerta (2016) de James Franco no Telecine Play. Há um tempo via o poster do filme que não é esse que escolhi e não me interessava. Uma hora fui ver o que era e vi o nome do James Franco que tem entrado em produções de filmes complexos e questionadores. Esse filme é uma produção independente. Só depois que começou que vi que é baseado em uma obra do John Steinbeck, autor que li umas obras e tem textos sempre contundentes.

É baseado em fatos reais. Após a quebra da bolsa em 1929, os patrões passaram a explorar os funcionários, principalmente no campo. Eles ganhavam 3 dólares por dia e passaram a ganhar 1 dólar, com isso mal conseguiam sobreviver. A trama começa em 1930. Insuportável a capacidade que o homem tem de explorar o outro para enriquecimento próprio, de achar que uns são melhores que os outros e merecem mais. E incrível que pouco mudou.

O filme passa em plantações de maçãs, eu nunca tinha visto pés de maçãs. Conheço muitas árvores, plantações, mas de maçãs nunca tinha visto, como é bonito.

Dois homens seguem para uma plantação para unir os colhedores para a greve. Um é interpretado pelo próprio James Franco e o outro por Nat Wollf.

É um filme muito triste, com muita violência. A greve não deu em nada, mas as greves foram se multiplicando no país, mas só em 1935 é que os colhedores passaram a ter salário mínimo e outros benefícios. O elenco é todo muito bom. Vincent D´Onofrio está irreconhecível como o líder dos colhedores. Ed Harris faz uma pequena participação com um personagem marcante. Os nomes estrelados continuam: Robert Duvall, Josh Hutcherson, Ahna O´Reilly, Analeigh Tipton, Jack Kehler, Sam Sheppard e John Savage.
Quase toda a promoção do filme é em cima da Selena Gomez. Uma pena porque seu personagem é deslocado do todo, com trama e interpretação sofrível. Personagem desnecessário. Quiseram forçar um romance para atender ao mercado. O filme não precisava desse fraco adendo.

Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Temática sempre importante e necessária, talvez mesmo atemporal.
    Acho tão triste o homem explorando seu semelhante :(
    Inadmissível certas condições de trabalho.
    Dica devidamente anotada.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, acabou coincidindo com a época que vivemos. foi inevitável um paralelo. a exploração é uma horrível característica humana, mas que poucos se esforçam para abandoná-las.

      Excluir
  2. Respostas
    1. como é uma produção independente, não sei se é um filme fácil de achar.

      Excluir
  3. Olá, Pedrita!
    Pela resenha é um filme triste, mas infelizmente existe
    explorações no trabalho até hoje inclusive no campo.
    Eu também nunca vi pé de maçã, deve ser lindo mesmo.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, o filme angustia e concordo, é triste. pés de maçãs são lindos. eu que agradeço o seu blog que adoro. qd tiver coragem procuro a receita.

      Excluir
  4. Obrigada, pelos comentários no meu blog querida Pedrita.
    Não se preocupe, quando der vc me passa a receita, tenho certeza que é maravilhosa. Receitas de família são relíquias, eu amo!
    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  5. A passar por cá para desejar bom fim de semana!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  6. Acho que só é explorado quem se permite explorar.
    Se havia uma crise (a queda da bolsa) e os patrões certamente, também sofreram.
    E ou vc ganha menos ou perde o emprego.
    Não gosto dessas vitimizações generalizadas.
    Vicent D´Onofrio era lindo e a gordura o transformou num homem feio.
    James franco tem feito bons filmes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, bem romântica a sua visão. seria muito bom q fosse assim.

      Excluir

Cultura é vida!