terça-feira, 20 de novembro de 2018

Valerie

Assisti Valerie (1957) de Gerd Oswald no Telecine Cult. Faz tempo que gravei esse filme. Anita Ekberg mais linda que nunca. Começa com um homem entrando em uma casa, ouvimos tiros, ele sai, a câmera entra na casa e todos estão mortos.

Começa então o julgamento desse homem. A cidade, inclusive as crianças, acham que Valerie teve o que mereceu, uma mulher perdida. Primeiro o Reverendo conta o pouco que presenciou já que chegou a pouco na cidade. Ficamos sabendo então que a mulher não foi morta. Depois o marido conta a sua versão machista, é nojento a forma como ele coloca na mulher toda a culpa dos assassinatos. Relata uma mulher adúltera, insinua que o casamento não foi consumado. Tudo muito assustador. A história dele é incorporada pela cidade ávida por tramas tórridas. Ela, uma mulher deslumbrante, imigrante, só podia ser uma devassa. Ele um homem rico, de família respeitável. O marido é interpretado por Sterling Hayden. O reverendo por Anthony Steel. O irmão do marido por Peter Walker.

Finalmente ela pode falar, mesmo acamada, e a trama medonha se descortina. Valerie acaba sendo profundamente atual. Um marido que manipula uma cidade inteira para atender aos seus caprichos. Uma cidade que condena uma mulher bonita e absorve qualquer história já que mulher é assim mesmo. E mesmo que ele dissesse a verdade, monstruoso uma cidade achar que ele pode entrar na casa da família da mulher e matar todo mundo.
Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Olá, Pedrita!
    Eu amo assistir filmes antigos no Telecine Cult, volto ao passado.
    Esse eu não assisti, a resenha é bem dramática, a violência contra as mulheres a cada dia piora, nem a Lei Maria da Penha dá jeito.

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, é muito assustador como o marido distorce tudo para ela ser a vagabunda. e mesmo que fosse, ele não tem o direito de matá-la. muito menos toda a sua família.

      Excluir
  2. Fiquei com vontade de ver este filme. O mais triste da estória é justamente a atualidade dela. Ontem mesmo eu vi um vídeo em que o marido de uma atriz a agride e ameaça matar a família inteira dela.

    Beijoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, exatamente, é atual demais. a cidade fica toda contra ela e a família só do q ouviram e nao do q viram. eu vi pedaços desse video, fiquei tao nervosa q nao vi mais. assustador.

      Excluir
  3. Estou cheia, cheia mesmo de filmes e séries para vê.
    Não consigo dar conta.
    Esse não vi nem a propaganda.
    Alguns filmes antigos que vi acho os atores muito teatral. Devia ser assim naquele tempo.
    Vc já notou isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, eu não tanto. apesar q estou atrasada com uma serie e terminando outra. sem falar nas novelas. eu acho q eu li sobre esse filme no jornal aí pus pra gravar. mas foi em fevereiro. o estilo de interpretar antigamente era menos realista mesmo.

      Excluir
  4. Olá Pedrita
    É tão triste como alguns temas, como machismo e intolerância, são atemporais!
    Poderia perfeitamente estar a trama inserida nos dias atuais.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, e tanto comportamento evoluiu. mas vi o filme e vi q nesse segmento nao tanto.

      Excluir

Cultura é vida!