segunda-feira, 29 de junho de 2020

Consequências

Assisti Consequências (2019) de James Kent no TelecinePlay. É o filme sobre amor entre privilegiados. Miseráveis mortos de fome? Só de pano de fundo e sem rosto. O filme é baseado no livro de Ridhian Brook que não faço a mínima questão de ler. Quem conseguir se abstrair do contexto, pode ser que goste da história de amor entre alienados.

É o final da Segunda Guerra Mundial. Uma família de ingleses chega na Alemanha. O marido é oficial. Eles tomam uma luxuosíssima casa de um alemão, igualzinho o que os alemães faziam quando tomavam as cidades. Para dar alguma nobreza aos personagens, ou tentar pelo menos, o marido oficial deixa o alemão e a filha ficarem na casa. Todos, os donos da casa alemães e os ingleses só se solidarizam com os privilegiados.

Todos tem suas dores individuais. O casal inglês perdeu um filho no bombardeio, os alemães que moram na casa, a mãe e esposa. O alemão é arquiteto, a mansão é deslumbrante com obras de artes, móveis modernos. A provinciana inglesa não gosta de nada. Apesar dela ter perdido um filho, ela é incapaz de se condoer com os milhares de famintos em Hamburgo. Ela vai com o marido a jantares, festas, e os famintos sem rosto de figuração ao fundo. Eu achei que a adolescente alemã se salvaria, ela não vê sentido em ir a escola e vai ajudar a achar os mortos nos escombros, mas não, ela é como todos no filme, alienada. Ela se apaixona pelo rapaz e o único objeto que rouba da casa é uma cigarreira, só pra justificar a trama e o ódio dos alemães pelos ingleses. O namoradinho dela explora crianças mortas de fome, mas essa adolescente não os vê também, igualmente invisíveis, a fome é invisível nesse filme. É o filme de não é com eles. Ninguém rouba comida para dar aos famintos ou divide o muito que tem. Todos só vivem seus dramas particulares em total alienação.
Keira Knightley interpreta a inglesa, seu marido oficial é interpretado por Jason Clarke. Os alemães por Alexander Skarsgard e Flora Thiemann. O alemão revoltado e explorador de criança morta de fome por Jannick Schümann. Entrando na alienação, eu preferiria outro final.

Beijos,
Pedrita

16 comentários:

  1. Eu acho sempre bom tomar conhecimento do psiquismo e das motivações das pessoas, embora essas duas coisas se revelem - de uma forma ou de outra - no mundo concreto. Mas concordo que testemunhar certas coisas às vezes nos embrulha o estômago.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, o contexto no meio da guerra enfraquece o triângulo amoroso. fica fútil.

      Excluir
  2. Respostas
    1. liliane, se o pano de fundo fosse outro talvez fosse melhor.

      Excluir
  3. Apesar de adorar a atriz, não me empolguei em assistir.

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lulu, se vc conseguir abstrair do contexto q o filme é inserido, talvez goste.

      Excluir
  4. Achei interesante mesmo o film! Gostei de tu blog porque gsoto muito ter sugestao para asistir! Fico aqui! Beijao, espero voce pelo meu blog!

    ResponderExcluir
  5. Pedrita,
    Pela sua sinopse, o filme parece mesmo ser insuportável.
    beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heloisa, eu não consegui abstrair no amor burguês do casal com tanta gente passando fome e vivendo nas ruas.

      Excluir
  6. Detestei o filme.
    Peguei ranço dos personagens da Keira e do Alexander Skarsgard.
    O único que se salva ali é o marido.
    Filme totalmente desnecessário.
    Uma pena porque a premissa era boa.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, finalmente alguém que se irritou como eu com o filme. ela toda sofredora é incapaz de se chocar com as crianças mortas de fome e frio. o mesmo para a filha do alemão. ela ajuda o namoradinho, mas é incapaz de ver as crianças miserentas q ele explora.

      Excluir
  7. Voltei pra tricotar rsrs
    SIM dá uma raiva danada
    Acho que uma mãe que perdeu o filho como a personagem da Keira tenha a sensibilidade de sentir afeto e se preocupar com qualquer criança, ainda mais no contexto de uma pós guerra com tantas consequências nefastas, exatamente por ter vivenciado a dor da perda MAS ela não tá nem aí
    Aquela cena do jantar então é de revirar os olhos 0.0
    E a adolescente nem aí quando o namorado cai no lago congelado.
    Também preferia outro final :p

    Bjs Luli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, qd ela chega na cidade ela vê crianças andando nos escombros, não tenta ajudar nenhuma. sim, qd ela vai levar a cigarreira, tem várias crianças e o namorado tá dando ordens. e a adolescente só querendo seduzir o rapaz. bando de alienados hahahaha. adorei o tricote.

      Excluir

Cultura é vida!