domingo, 28 de junho de 2020

O Professor Substituto

Assisti O Professor Substituto (2018) de Sébastien Marnier no Festival Varilux de Cinema no Looke. Começou interessantíssimo! Um professor, durante a aula, se joga da janela. Os alunos ficam chocados, um professor substituto é contrato. Ele é interpretado por Laurent Lafitte. O roteiro é baseado no texto de Christophe Dufossé.

Ele não entende porque é escolhido, ele é especializado em crianças com dificuldade de aprendizado e segue para uma turma de "superdotados". A escola criou essa classe experimental com alunos excelentes, separou 13 alunos para um projeto. Eu achei que o filme ia debater essa questão de isolar em uma bolha alunos, tratando-os de modo diferenciado. Eu não gosto nada dessa ideia de que algumas pessoas são melhores que outras. Os alunos são arrogantes como adolescentes, mas definitivamente, passam do ponto. A escola passa o pano o tempo todo e finge não ver os desajustes graves do grupo que só anda entre eles.
O professor descobre que os alunos promovem rituais de violência, de testagem de limites, com perfis suicidas. Então o filme passa a falar da destruição que os adultos fazem ao planeta e a atitude dos alunos é criticar esse modelo. O debate é esvaziado, panfletário, simplista, fraco mesmo. Os jovens são interpretados por Luàna Bajrami, Victor Bonnel, Thomas Guy, Adèle Castillon, Matteo Perez e Léopoldo Bushsbaum.
Vira praticamente um filme de ficção científica. Os professores são uns débeis mentais. Fingem não ver nada. Eles são interpretados por Emmanuelle Bercot, Gregóri Montel, Verónique Ruggia, Pascal Greggory e Gringe. O professor conta a um amigo que procurou os educadores e psicólogos da escola que nada querem fazer. Em vez de procurar em sigilo educadores e psicólogos fora da escola para ver como lida ou como procura ajuda, o professor passa a perseguir os alunos. Irado com as violências dos alunos, passa a praticar violências também. Muito ruim. Não há pais, amigos, enfim, o filme parece ignorar que esses jovens tem família.
O melhor mesmo é o final, que apesar de catastrófico, dá algum sentido aquele movimento.

Beijos,
Pedrita

16 comentários:

  1. OI Pedrita, eu sou fã do cinema francês e tenho assistido a muitos filmes do Festival Varilux que estão disponíveis na plataforma Looke. Ainda não selecionei o Professor Substituto para assistir. Estava em dúvidas. Depois de ler a sua resenha acho que vou pular esse filme. Mas fiquei curiosa com o final catastrófico. Ai, será que vou assistir só para saber desse final?
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. chris, q maravilha, não ando achando com quem falar do festival. indico pra muita gente, mas as pessoas não tem visto e fico em silêncio. muito bom achar alguém q tá vendo tb. ah, não seleciona não chris. e o poster é horrível, não atrai mesmo. eu fiquei curiosa pra saber onde ia chegar e fui insistindo. dá raiva. não acrescenta muito, só fica um pouco menos ruim.

      Excluir
  2. Boa tarde. Sempre com boas sugestões!
    :))
    **
    Existem cansaços que atenuam

    Beijo e um excelente Domingo

    ResponderExcluir
  3. Puxa estou chocada
    Eu queria muito assistir esse filme pelo começo e agora o que me deixou curiosa foi o final impactante.
    Porque o desenrolar da trama fiquei bleh de boca aberta por ser tão sem lé com cré pelo que entendi nada faz muito sentido.
    Desde o professor que trabalha com alunos que tem dificuldade de aprendizado ser escalado para uma turma de prodígios até tudo descambar para a violência passando pelo anuência dos responsáveis pela escola :/

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, o desenrolar é frustrante e raso. final é um pouco melhor. mas continua simplista.

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Sobre o post anterior: nunca assisti sequer a um filme do X-Men... Rs... Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, faz tempo q eu tinha visto o primeiro. resolvi ver a saga no isolamento.

      Excluir
  5. Pareceu-me interessante no início. E a premissa também é digna de discussão e reflexão. Só assistindo pra ver se a obra toda vale a pena, rsrs.

    ResponderExcluir
  6. Eu até gostei.
    Já vi alguns filmes do festival.
    Mas as opções são muitas e não dá tempo de assistir tudo.
    Bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, eu achei muito panfletário e sem sentido. sim, são muitos. dois eu já tinha visto.

      Excluir
  7. Pedrita,
    Embora goste de filmes franceses, não escolheria esse, caso conseguisse acessar o Festival Varilux. Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heloisa, melhor não ver, é muito rasa a discussão e fica por isso mesmo.

      Excluir

Cultura é vida!