segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Ma Rainey´s Black Bottom

Assisti Ma Rainey´s Black Bottom (2020) de George C. Wolfe na Netflix. O filme é baseado na peça de 1984 de August Wilson. Uma banda debate sobre suas vidas em uma sala. Só os homens da banda. A cantora Ma Rainey vai gravar um LP. Podia ser qualquer cantora, até uma fictícia. É praticamente uma pequena participação. Li uma pessoa dizer que finalmente reverenciaram Ma Rainey (1886-1939), não é verdade. A incrível Viola Davis canta umas músicas e tem algumas cenas, mas o filme é com a banda. Ma Rainey merecia e merece um filme sobre seu talento e vida.

O filme é de e para Chadwik Boseman. Seu último filme. Ele está incrível! Ele é um revoltado jovem com as injustiças. Os músicos da banda, mais velhos, e mais conformados, também estão ótimos: Colman Domingo, Michael Potts e Glyn Turman.
O grupo vai gravar um LP. Ma Rainey já é muito famosa. Nas intermináveis esperas, acontecem os diálogos do filme. Em poucos momentos, passam rapidamente as gravações e alguns pouquíssimos diálogos da cantora. Sua namorada é interpretada por Taylour Page. O sobrinho por Dusan Brown. O agente e o da gravadora são Jeremy Shamons e Jonny Coyne.

O trailer mostra um filme que não é o filme que vocês vão ver. São mais de 20 minutos só entre os quatro homens da banda em uma sala, depois voltam pra lá também e mais um tempão. As cenas com Ma Rainey cantando são bem poucas, bem rapidamente. O filme é praticamente uma peça de teatro em uma única sala.


Beijos,

Pedrita

17 comentários:

  1. Veja só como são as coisas: tem um vídeo 'rolando' na Internet, em que a Viola Davis diz que 'meio que se arrependeu' de ter feito o filme Histórias Cruzadas. E por quê? Simplesmente porque quando ela parou para analisar a estória, viu que a personagem principal é a moça branca, narradora e escritora do tal livro que 'denuncia' as práticas racistas das patroas, naqueles anos. A atriz sugere que a voz principal da estória tinha que ser de uma mulher negra.
    Parece-me que é mais ou menos o que ocorre neste filme, a intenção era homenagear uma cantora talentosa, mas não é o que acontece.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, exatamente, gostei de histórias cruzadas, mas não é muito arrojado. esse o autor e o diretor são brancos e confesso que percebemos isso claramente. o que mais me incomoda é a ideia de que alguém que viveu na violência vai ser violento, reforçando preconceitos.

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Reparei q você mudou o layout do blog. Rs... Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que filme incrível quero ver.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    obs: Estou com uma pesquisa de público no blog, se puder responder, ficarei feliz.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia o filme deve ser incrível, obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  5. Eu comecei a ver esse e parei. Estou tentando não começar séries para dar conta dos livros encalhados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filme* na verdade tento não ligar a tv de modo geral.

      Excluir
    2. aleska, eu faço tudo isso e misturado, mas tb estou praticamente sem trabalho.

      Excluir
  6. Respostas
    1. liliane, é um bom texto de teatro. ficaram devendo um filme sobre a cantora.

      Excluir
  7. Estava curiosa para assistir esse filme e agora sei que preciso baixar minhas expectativas 😕😕
    Que pena que não valorizaram a personagem Ma Rainey 😕
    A narrativa deve seguir uma linha diferente
    De qualquer maneira como vc disse é o filme do Chadwik Boseman ❤


    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, é um bom filme q poderia ter qq cantora pq o filme é sobre o diálogo entre os músicos homens negros da banda. escrito e dirigido por branco.

      Excluir

Cultura é vida!