quinta-feira, 23 de março de 2023

A Mancha

Assisti A Mancha (2023) da série Falas Femininas - Histórias Impossíveis da TV Globo na Globoplay. É uma trama fantástica em cima de relações trabalhistas domésticas.

A funcionária entrou na faculdade, é seu último dia de trabalho. A patroa parece solícita, que entende, mas nem tanto. Não dá pra saber se realmente o fato da mancha aconteceu ou foi delírio, mas ele é altamente simbólico. Eu fico apavorada com patroas que pedem pras suas funcionárias limparem a janela sem equipamento algum de segurança. Quando empresas de limpeza de janelas são contratadas, sobem em andaimes, os funcionários tem cinto de segurança. o andaime tem ou deveria ter toda segurança caso algo aconteça, luvas, é um aparato enorme. Nos apartamentos é muito comum as funcionárias se dependurarem de qualquer jeito, fazendo malabarismos em parapeitos minúsculos, é estarrecedor. E as funcionárias também acham normal. Às vezes é difícil convencer que não é pra fazer, que é perigoso, é algo cultural e assustador. 
As frases são bem emblemáticas, é bem desconcertante, mas não sei se alcançam as patroas. Luellem de Castro e Isabel Teixeira estão incríveis. Ângelo Antonio faz uma participação. As amigas que vão comemorar a ida da colega a faculdade são interpretadas por Elayne Raimundo e Jéssica Madona. O projeto Histórias Impossíveis foi criada e escrita por Renata Martins, Grace Passô e Jaqueline Souza, escrita com Thais Fujinaga, Hela Santana, Graciela Guarani e Renata Tupinambá, com direção artística de Luísa Lima, direção de Thereza Médicis, Everlane Moraes, Graciela Guarani e Fábio Rodrigo e produção de Leilanie Silva. Direção executiva de produção de Simone Lamosa e direção de gênero, de José Luiz Villamarim.
Beijos,
Pedrita

15 comentários:

  1. Já havia lido algo sobre este filme e quero o ver também. Acho que o bom desse tipo de obra é que sempre estimulam reflexões.

    Curiosidade: li num portal de noticías anteontem, que alguém havia denunciado à polícia o fato de estar, uma provável empregada correndo risco de morte, ao lavar uma janela, num andar alto, sem proteção. Ao chegar ao local a polícia constatou que a lavadora da janela era a própria dona do apartamento, rsrs.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, exato, e estreou na tv aberta q atinge mais pessoas. sim, é cultural q tudo bem lavar janelas se dependurando sem segurança alguma. até mesmo proprietários. como diz esse episódio, não tem perigo. ah tá.

      Excluir
  2. Acredito que seja um filme encantador de ver.
    .
    Saudações poéticas. Feliz fim de semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Não conheço.
    Cecília está bem. Ontem todas elas foram para o banho. Beijo

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. céu, é muito forte. exato, precisamos parar de normalizar como seguro muitas práticas domésticas insanas. há coisas mais interessantes pra fazer na vida q cismar com uma manchinha no vidro.

      Excluir
  5. Segurança das nossas colaboradoras é fundamental.
    As empresas agem muito bem.
    Beijos, Pedrita.

    ResponderExcluir
  6. Assisti e fiquei extremamente comovida com a história da empregada e o egoísmo da patroa.
    big beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lulu, exato, dá pra entender a insegurança da patroa em se ver sem sua aliada, mas o egoísmo é nojento. devia estar feliz com a conquista da profissional e não com raiva.

      Excluir
  7. Muito interessante esse filme. Não conheço. Bom final de semana

    ResponderExcluir
  8. Essa série promete trazer histórias que promovem reflexão e bons debates.
    Acho absurda essa cultura de normalização do trabalho doméstico sem a menor segurança, me dá pânico ver alguém pendurado numa janela nessas condições 😢
    Fico pensando nesse episódio como alguém tem a coragem de pedir pra uma assistente parar de estudar 😢
    A arte promovendo esse tema tão importante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, exatamente, e é tão cultural q a marly relatou uma dona de casa se pondo em risco. sim.

      Excluir

Cultura é vida!