sábado, 25 de março de 2023

A Vida Eletrizante de Louis Wain

Assisti A Vida Eletrizante de Louis Wain (2021) de Will Sharpe no TelecinePlay. Eu não fazia ideia de quem era Louis Wain, foi um dos primeiros ilustradores de gatos. Que história linda! Que filme lindo!

Adorei conhecer a história de Louis Wain interpretada brilhantemente por Benedict Cumberbatch. É muito bom ver histórias de pessoas fora do convencional, ainda mais no dias de hoje, onde são inúmeros os vídeos de cinco ou três passos pra isso e aquilo, pra deixar de ser isso e aquilo com fórmulas mágicas. E uma forte descredibilização ao diferente. Ele era multitarefas, tinha muitas irmãs e todas dependentes dele, então ele fazia de tudo, nem sempre muito bem em algumas funções. Tinha um fascínio pela eletricidade, como muitos na época. E desenhava muito que era do que vivia e sustentava as irmãs.

A mais velha (Andrea Riseborough) passou a cuidar das mais novas e sugeriu uma governanta, a linda e talentosa Claire Foy. Infelizmente as irmãs não tentaram casar, parecia que tinham uma codependência muito forte e quando o irmão assumiu uma governanta, as chances de casamento só pioraram. Jane Austen sempre diz em suas obras a importância de casar as mulheres pelo peso financeiro que representariam no futuro e infelizmente é o que acontece com a família dele.
Que vida difícil que ele teve. Um pouco depois de se casar a esposa descobriu que tinha um câncer de mama terminal. É quando acham um gato no quintal e ele passa a desenhá-los. Estimulado por ela, ele passa a ganhar dinheiro com os desenhos dos gatos. Os desenhos passam a estimular as pessoas a ver os gatos como animais domésticos. Após a morte da esposa, sustentando as irmãs, ele descobre que não tinha registrado os gatos e que tinham inúmeros por aí. E a situação financeira volta a piorar. As irmãs nunca se casam. Uma que tem esquizofrenia precisa ser internada, o que termina de vez a atrapalhar a possibilidade de casamento das irmãs.
Ele começa a ficar delirante, tinha esquizofrenia também, e passa seus últimos 15 anos de vida em instituições psiquiátricas. Continua desenhando, mas seu estilo muda e surgem os olhares gigantes nos gatos. Criam uma instituição, levantam fundos, pra que ele siga para um local de internação melhor, saindo da indigência, onde os internos possam ter gatos, que tenham acesso ao ar livre e uma vida melhor. Os desenhos dos gatos são lindos e ele desenhava compulsivamente! Alguns do elenco são: Tobey Jones, Aimee Lou Wood, Sophia de Martino, Sharon Rooney e Adeel Akthar.

Obra Chá de Gatos de Louis Wain

Obra de Louis Wain

Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Se gostou é porque valeu a pena ter assistido😀
    Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
  2. Eu também desconhecia este filme, mas, pela resenha já o achei muito interessante. Arte e gatos são coisas muito presentes em nossas vidas, em família. E o Benedict Cumberbatch sempre se sai bem no papéis que interpreta.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, achei incrível wain ter existido. é lindo o filme.

      Excluir
  3. nao conheço mas me parece muito entresante obrigada pela partilha bjs saude

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    Não conhecia esse filme mas sua resenha me deixou super curiosa pra assistir!

    Beijos,
    https://brenshelf.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Para nós que amamos gatos, deve ser um encanto esse filme. Já quero ver.
    Sinto muito mesmo pela Esmeralda.
    Nada nos consola, eu sei.
    Beijo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, é lindo e uma história real. emocionante. obrigada querida pelo carinho.

      Excluir
  6. Não conhecia essa história, parece boa.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o filme nem a história de Louis Wain e fiquei completamente apaixonada pela sua resenha maravilhosa ❤
    Além da biografia e das várias camadas dos personagens essa pegada do ilustrador de gatos simplesmente me conquistou 😻 vai para o topo da lista dos filmes que quero assistir.
    Bjs Luli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, é demais. vc vai amar. a história dele é muito triste pq é na época q tinha pouco tratamento para qq mal.

      Excluir

Cultura é vida!