O filme tem trechos em preto e branco, mas é colorido. Começa com a história clássica que um grande maestro fica doente e Bernstein é chamado pra substituir em cima da hora, sem ensaios e sua carreira decola. Excelente maestro, ele era reverenciado no mundo todo. Esteve no Brasil em 1953 regendo a Orquestra Sinfônica Brasileira. Fiquei encantada com sua esposa Felícia Montealegre. Uma grande atriz, acaba encantando Bernstein que era um apaixonado pela vida e pelas pessoas. Tinha uma vida afetiva intensa. Inteligente e perspicaz, ela é uma grande incentivadora das composições de Bernstein. Ele regia grandes compositores e compunha musicais. O próprio diretor interpreta o maestro. Ela é a incrível Carey Mulling, em um dos grandes papéis de sua carreira. O filme é muito bem dirigido e milimétrico, como a cena que Bernstein está em sombra regendo e ela dentro da sombra. A casa é belíssima e é muito impactante a cena que ela pula na piscina. As cenas são cheias de símbolos. Não é um filme óbvio, é arte.
Eles tiveram três filhos. Fiquei encantada com a união e afetividade da família. No filme não mostra, mas ela continuou com sua carreira artística após o casamento, mas em menor intensidade. Era uma relação difícil pelas sucessivas paixões de Bernstein. Até que ela se cansa e eles se separaram. Não devia ser fácil conviver com um gênio. Nós amamos os gênios, mas o convívio não deve ser fácil. No filme eles voltam um pouco antes dela adoecer, mas na biografia disseram que ele volta quando ela descobre o câncer. Os dois tinham dinheiro pra terceirizar tudo, a criação dos filhos, os cuidadores dela, embora vemos uma enfermeira com ela em casa, tanto ele como os filhos cuidaram e a amaram muito enquanto estava doente. O amor da família toda me comoveu.Leonard Bernstein em família.
Vi e também gostei. Achei que os dois protagonistas, Bradley Cooper e Carey Mulligan, se saíram muito bem. A relação desse casal me lembrou a do cantor Cole Porter com a esposa dele. A estória de Cole Porter foi contada no filme 'The Lovely...'.
ResponderExcluirBeijo
marly, cole porter era bem grosseiro. bernstein magoava pq sempre tinha outras pessoas. mas ele era afetivo com a família.
ExcluirEstava me referindo ao fato de que as duas mulheres se casaram com homens que gostavam de outros homens e tiveram que pagar um preço por isso.
Excluirno filme só mostraram o maestro traindo a esposa com homens, mas ele tb traía com mulheres.
ExcluirAchei absolutamente poético ❤ muito muito lindo, artístico e emocionante.
ResponderExcluirluli, sim, cinemão, muito bem editado, escolhas inteligentes pra mostrar os conflitos. fiquei encantada.
ExcluirGostei. Bradley Cooper e Carey Mulligan já são ótimos atores. Bj,
ResponderExcluirliliane, tb gostei muito. sim, eles arrasam.
ExcluirÓtima dica, eu achei maravilhosa a experiência. Brigado pela visita. Bju
ResponderExcluirrô, é lindo.
Excluir