quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Espelho D´Agua

Assisti Espelho D'Água - Uma Viagem no Rio São Francisco (2004) de Marcus Vinícius Cezar no Canal Brasil. Adorei e minha mãe também ficou encantada com o filme. Sempre soube que era de uma estética belíssima, mas as críticas diziam que era o que tinha de melhor e o resto não era tão interessante. Mas não é bem assim, é um ótimo filme, bonito e inteligente. Fiquei com muita vontade de conhecer aquela região e ver o Rio São Francisco de perto. Tentei ver esse filme no cinema, mas não consegui. O responsável por aquela fotografia maravilhosa é José Tadeu Ribeiro e a Direção de Arte é de Oscar Ramos.


Fábio Assunção interpreta um fotógrafo. Ele está na região para fazer fotos o Rio São Francisco para um livro. Ele tem uma mulher interpretada pela Carla Regina que mora no Rio de Janeiro e reluta em visitá-lo. Ela faz uma surpresa, mas quando chega na cidade ele está viajando e ela tem que tentar descobrir por onde. Um canoeiro a ajuda. Começa então uma belíssima viagem por aquelas terras maravilhosas e conhecemos um pouco os costumes da região. Me emocionei com o costume de colocar uma cabaça no rio pra que chegue em Bom Jesus da Lapa. Quando as cabaças chegam lá, canoeiros pegam as cabaças boiando na água e levam para o altar. É emocionante! Todos pegam as cabaças, sem saber de quem são, que promessas que trazem, e levam ao altar. É lindo ver pessoas respeitando as promessas de outros, ajudando os outros, em um respeito emocionante com o próximo. Isso acontece o tempo todo em Espelho D'Água - Uma Viagem no Rio São Francisco. A solidariedade de todos é de emocionar.

Apesar do Fábio Assunção ser o protagonista, ele é o que aparece menos. Carla Regina e o canoeiro, interpretado por Francisco Carvalho, são os que aparecem mais. Ela é uma típica mulher urbana, ágil e tem que entender o tempo da vida em lugares mais pacatos. Que a noite não se viaja no rio, viajar horas para chegar a algum lugar e ver se há alguma informação. E nessa viagem ela e nós vamos descobrindo os mistérios daquele lugar maravilhoso, suas festas, tradições, Espelho D'Água - Uma Viagem no Rio São Francisco percorreu mais de 1.500 km pelos estados de Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Pernambuco e vimos imagens de Penedo, Piaçabuçu, Neópolis, Bom Jesus da Lapa, Santana do São Francisco, Saúde, Sítio do Mato, Penedinho, Mandi, Marituba e São João. Outros que aparecem no elenco são Regina Dourado, Aramis Trindade, Charles Paraventi, entre tantos outros.


Espelho D'Água - Uma Viagem no Rio São Francisco ganhou dois prêmios no Cine PE - Festival do Audiovisual deMelhor Ator Coadjuvante (Francisco Carvalho) e Melhor Atriz Coadjuvante (Regina Dourado). Os prêmios de Melhor Fotografia, Melhor Som e Prêmio TAM no 8º Festival de Cinema de Miami, 2004. E ganhou no 3º Festival de Cinema de Varginha o ET de Prata de Melhor Ator Coadjuvante para Francisco Carvalho e Melhor Montagem e Fotografia.

Beijos,
Pedrita

7 comentários:

  1. Belas fotos! Deve ser um filme muito bom mesmo. (Eu adoro a Regina Dourado!)

    (Ah, tem post novo lá no blog, finalmente! \o/)

    ResponderExcluir
  2. Pedrita, agora tem um barco a vapor que está levando turistas pelo "velho Chico". O passeio começa em Pirapora (MG). Dizem que não há conforto, mas que a viagem vale pelo inusitado e as belas paisagens... um grande beijo

    ResponderExcluir
  3. Deve ser realmente um belo filme, no sentido estético e cultural.
    Eu estou um pouco enjoado de filmes, seriados e documentarios de interior, talvez até coincidindo com a genial repressentação do Bussunda, do seringueiro tirando leite do pau. Não me entusiasmo com o assunto, mas este filme deve emocionar. Mesmo estrangeiro, já me emocionei com a música "Vida de Viajante", quando escutei a versão do Lenini. Ela caiu no meu colo em um momento da minha vida que estava viajando muito, e de fato mexeu.

    ResponderExcluir
  4. que ótimo célia, uma amiga está com vontade de fazer esse passeio, vou avisar a ela.

    wally, eu não vejo espelho d´água como um filme do interior. em nenhum momento tive essa sensação. eu vejo como um filme sobre uma viagem.

    ResponderExcluir
  5. Estivemos há 2 anos na região de Penedo (AL) e atravessamos o São Francisco. A importância desse rio para a população local é muito grande e ver as embarcações para lá e para cá com gente, animais, carros, motos é muito legal!
    Quanto ao filme, acho que não assisti porque não gosto do Fábio Assunção como ator. Acho ele bem fraquinho!
    Denise

    ResponderExcluir
  6. denise, pode assistir espelho d´água. colocaram o fábio assunção de protagonista, mas ele chega a ser menos que um coadjuvante. aparecem muito pouco.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!