terça-feira, 29 de julho de 2008

Um Refúgio no Passado

Assisti Um Refúgio no Passado (2004) de Brad McGann no Telecine Cult. O filme é uma co-produção entre Nova Zelândia e Inglaterra e é baseado na obra de baseada no livro In My Father’s Den de Maurice Gee. Um fotógrafo de guerra retorna a sua cidade natal para o enterro de seu pai. Acaba ficando um tempo confuso entre suas recordações e vida futura. In My Father’s Den tem uns aspectos interessantes outros nem tanto. É um filme irregular. Até não entendi porque está no Telecine Cult. Em alguns momentos abusa um pouco da tragédia, mas é um bom filme para reflexão, tem aspectos complexos. A cidade é cheia de segredos, há pouco diálogo, muito preconceito, violência doméstica, cegueiras propositais e julgamentos sem provas. A cidade absolve e condena quem quer. Também mostra a juventude com jogos perigosos e violentos, de abuso sexual, meio sem rumo.

O jornalista é interpretado pelo maravilhoso Matthew Macfadyen. A menina que está muito bem por Emily Barclay. Alguns outros do elenco são: Miranda Otto, Colin Moy e Jodie Rimmer.
Gostei bastante da trilha sonora que é bem eclética com Patti Smith, Kiri Te Kanawa, Turin Brakes e Mazzy Star.
Música do post: Patti Smith__Dancing Barefoot



Youtube: In My Father's Den
'Bailero', a chant d'Auvergne by Joseph Canteloube, is sung by Kiri Te Kanawa, accompanied by the English Chamber Orchestra conducted by Jeffrey Tate.

Beijos,
Pedrita

4 comentários:

  1. O cinema da Nova-Zelândia continua a ter grandes dificuldades em entrar no mercado internacional, chegando a sua produção a conta gotas à Europa.
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  2. Gostei da dica, Pedrita! Está anotada!
    Beijos @>--

    ResponderExcluir
  3. Não conheço o filme. Mas o roteiro me pareceu interessante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. paula e rui - e esse ainda tem um ator bastante globalizado e com muitas fãs. mas mesmo assim acho que teve dificuldade de vencer o monopólio americano. li que aqui no brasil chegou diretamente em dvd e talvez até seja facilmente achado pq o ator ficou muito conhecido por orgulho e preconceito. ele é maravilhoso!

    adriana e marion, é interessante sim.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!