quinta-feira, 31 de julho de 2008

Grandes Poetas, Grandes Canções

Fui ao recital Grandes Poetas, Grandes Canções no Sesc Pinheiros. Foi com músicos maravilhosos: a soprano Adélia Issa e o pianista Ricardo Ballestero. Esse repertório é belíssimo. São só composições de grandes poemas brasileiros. Foi no pequeno auditório e estava lotado! Acabei me emocionando muito!

Obra Leitura de Almeida Júnior

Me emocionei muito com Carinho Triste de Machado de Assis, musicado por Alberto Nepomuceno


No arvoredo sussurra o vendaval do outono
Deita as folhas à terra, onde não há florir
E eu contemplo sem pena esse triste abandono
Só eu as vi nascer, vejo-as só eu cair
Como a escura montanha, esguia e pavorosa
Faz, quando o sol descamba, o vale enoitecer
Esta montanha da alma, a tristeza amorosa

Também de ignota sombra enche todo o meu ser
Transforma o frio inverno a água em pedra dura
Mas torna a pedra em água um raio de verão
Vem, ó sol, vem, assume o trono teu na altura
Vê se podes fundir meu triste coração
Na platéia estava a compositora Kilza Setti, responsável por ter musicado um lindo poema de Hilda Hilst, Trova de Muito Amor para um Amado Senhor.
Retrato de Mário de Andrade por Tarsila do Amaral
A dupla ainda interpretou:
De Mário de AndradeOscar Lorenzo Fernandez - Toada pra Você
Camargo Guarnieri - Antianti é Tapejara

De Olavio BilacAlberto Nepomuceno - Numa Concha

De Ribeiro CoutoHeitor Villa-Lobos - Abril

De Cecília MeirelesOscar Lorenzo Fernandez - Berceuse da Onda
Lina Pires De Campos - Retrato

De Vinícius de Moraes
Cláudio Santoro - Em Algum Lugar

De Carlos Drummond De Andrade
Francisco Mignone - Quadrilha
Frutuoso Viana - Toada Nº 3
Osvaldo Lacerda - Uma Nota, uma Só Mão

De Manuel BandeiraCesar Guerra-Peixe - Vou-me Embora pra Pasárgada
Camargo Guarnieri - O Impossível Carinho
Francisco Mignone - Dona Janaína

Foi uma noite mágica, tudo perfeito e lindo. No bis o público pediu Algum Lugar, poema de Vinícius de Moraes, musicado por Cláudio Santoro. O recital tinha ingressos baratíssimos, R$ 8,00, menos que os ingressos de cinema.
Música do post: Santoro - Paulistana no 1

e



Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. Olá Pedrita!
    A arte poética e a arte musical constituem um par onde a simbiose é muitas vezes mais-que-perfeita, este texto fez-me recordar um disco que temos aqui em casa com o grande Vinicius a dizer/cantar os seus poemas maravilhosos, acompanhado pelo Toquinho no violão.
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  2. Oi, Pedrita! Fico feliz que o recital tenha sido um sucesso, pena que não deu para assistir os dois, gosto demais do trabalho deles. Beijos, João

    ResponderExcluir
  3. Emocionei-me só com o post... imagine o rio de lágrimas na apresentação... espero que venham a brasília, já tenho os lenços :)

    Obrigada, Pedrita!

    Beijos @>--

    ResponderExcluir
  4. Eu aqui confesso que gostaria de ter estado aí a assistir à comunhão entre e poesia e a musica, uniões perfeitas.

    ResponderExcluir
  5. Mal eu consigo fazer uma coisinha assim, lá vem você me matar de inveja de novo? hehehehehe. Beijo grande, minha linda!

    ResponderExcluir
  6. Lindíssimo! E o melhor é que por esse preço, está ao alcance de todos.

    Também gostei de ver a quantidade de filmes franceses na programação do Telecine.

    ResponderExcluir
  7. paula e rui, é realmente maravilhosa a pareceria entre vinícius e tom. entre a música e a poesia.

    joão, esse recital é lindo.

    adriana, que lindo! obrigada pela sua emoção.

    geocrusoe, vc ia se emocionar.

    aqueta, sorry :)

    ana maria, exatamente, meia entrada disso então é muito em conta. eu ainda não consegui ver a revista pra ver com mais detalhes como o 007 me falou. vou lá ver.

    ResponderExcluir
  8. Oi querida! Queria tanto ter ido ao evento! Deve ter sido realmente maravilhoso.

    Um beijo e boa semana!

    ResponderExcluir

Cultura é vida!