terça-feira, 8 de junho de 2010

Saraband

Assisti Saraband (2003) de Ingmar Bergman no Max. Esse é meu diretor favorito, sempre fico estarrecida com suas obras. Quando vi que o canal Max ia passar nem acreditei. Esse canal é novo, veio no lugar no maravilhoso Cinemax da HBO. Não sei se vou ter acesso constantemente, já que não tenho HD. Esse filme foi realizado para televisão uma co-produção entre Suíça, Itália, Alemanha, Filândia, Dinamarca e Áustria. Saraband parece inicialmente um filme tranquilo, como a maioria dos filmes do Bergman. Liv Ullmann está desbundante como sempre, sua personagem, em meio a fotos, resolve visitar seu ex-marido, eles se divorciaram a 30 anos e não se viram mais. Pelo que compreendi, ele teve com essa mulher duas filhas que igualmente não teve mais notícias.

Parece que vai ser um filme de pessoas que viveram 17 anos juntos e se reencon-tram já em outro estágio da vida. Ela diz sua idade no filme, 63 anos, ele parece mais velho. Ele mora em um casa isolada, em um lugar deslumbrante. Já estão mais serenos pelo tempo, parece que será sobre um filme de reencontro. Mas Bergman sempre surpreende. Perto da casa desse senhor mora seu filho que ficou viúvo há dois anos e sua neta. A relação entre o pai e o filho é conflitante. Há um ódio antigo, estranho não superarem. A agressividade dos dois incomoda. 

 A neta é a que mais sofre. Esse pai tem uma relação muito estranha com ela. Ele é possessivo e violento, como foi com a mãe dessa moça. Os dois são músicos, violoncelistas. Ele dá aulas na cidade e é o professor dela. Ele tenta fazer de tudo para que a neta não vá estudar em outro lugar até mesmo usar a violência. O marido é interpretado maravilhosamente por Erland Josephson. O filho é interpretado por Börje Ahstedt. Ele tem tantas facetas que nos assustamos quando muda rapidamente entre o doce e o possessivo. Linda e talentosa a neta interpretada por Julia Dufvenius. Obviamente que a trilha sonora é maravilhosa.




From Mata Hari e 007
Beijos,








Pedrita

7 comentários:

  1. conheço pouco sobre cinema que não vai pro cinema (entendeu) esses filmes nunca passam por aqui, e tb num tenho tv a cabo :( , vou procurar alguma locadora deve ter, parece otimo..
    bjao

    ResponderExcluir
  2. Deve ser maravilhoso. Gosto muito dos filmes dele.

    Não sabia desse canal. Só tenho os Telecines.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei deslumbrado não só com seu blog, como também pelas suas postages, maravilha!!!
    Conheça os meus em:
    www.congulolundo.blogspot.com
    www.queriaserselvagem.blogspot.com

    Um abração do tamanho do mundo.

    ResponderExcluir
  4. gammelo, a tv a cabo passa alguns. mas bergman é incrível em qq formato.

    ana maria, eu tenho tb os hbo e no meio deles tinha o cinemax q agora é max.

    josé sousa, obrigada, gostei muito dos seus blogs.

    ResponderExcluir
  5. Eh Pedrita! Olha a sintonia de novo, kkk. Gosto demais do cinema de Bergman e de Liv Ullmann. Já adicionei na minha lista das férias para assistir. Já assistiu Persona? Quanto mais assisto mais gosto desse filme.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. adoro ler seus comentarios,,, ainda não vi este...
    vou procurar...
    bjs

    ResponderExcluir

Cultura é vida!