domingo, 6 de junho de 2010

Deadline U.S.A.

Assisti Deadline -U.S.A. (1952) de Richard Brooks no Telecine Cult. No Brasil está como A Hora da Vingança e como esse título não tem nada a ver preferi colocar o estrangeiro já que é um termo usado no jornalismo. Eu não sabia do que se tratava, fui ver a sinopse e me deparei com o Humphrey Bogart no elenco e com o ano de 1952, então me programei pra ver. Sempre me surpreendo com a originalidade de temas desses filmes clássicos, temas que talvez hoje não conseguissem ser realizados sem grandes transformações. Humphrey Bogart é um editor de um importante jornal. Começa tão atual que me assustei. Um político dá uma entrevista coletiva dizendo que ele não deu dinheiro do seu mandato para a campanha política. Alguém acredita em um tema desse? Parecia que eu via um filme dos dias de hoje.

Esse jornalista acaba meio sem querer, por uma equipe muito experiente descobrindo fatos que vão se somando contra esse homem que não conseguem provas. Nesse meio tempo duas situações o atormentam. Uma situação é igualmente atual, os herdeiros desse grande jornal não se interessam pelo negócio da família, querem vender o jornal, mesmo sabendo que o comprador é o concorrente e esse tem a intenção de acabar com o jornal. A outra situação é que sua ex-mulher, que não aguenta as ausências do marido para o jornalismo, resolve se casar novamente e ele fica inconformado. O elenco é muito bom: Ethel Barrmore, Kim Hunter, Ed Begley e Martin Gable. Deadline U.S.A. é sensacional, além de ser uma aula de jornalismo!

O vídeo é aconselhável só pra quem viu o filme.



From Mata Hari e 007
Beijos,

From Mata Hari e 007
Pedrita

5 comentários:

  1. Pedrita, bom dia!


    Eu doro as suas dics, pena que eu nao consiga ver tods. Esse filme é antigao e mesmo assim pelo enredo parece super atual.

    Um beijao

    ResponderExcluir
  2. Também adorei! Excelente! Procuro não perder a oportunidade de assistir a esses clássicos.

    ResponderExcluir
  3. Pessoalmente, prefiro outros filmes de Bogart.

    Mas não digo que este não seja um bom filme.

    ResponderExcluir
  4. Esse eu vi, mas porque recebi o informe no meu email. rs
    Bacio

    ResponderExcluir
  5. georgia, o telecine cult passa muitos filmes raros e difíceis de achar realmente.

    ana maria, eu fico sempre de olho na programação no site.

    quintela, eu achei muito atual esse filme, surpreendente.

    lunna, eu tb recebo informes no email. só não recebi esse pq acho q o bogart não está na lista. ainda não consegui colocar todos q gosto.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!