domingo, 25 de setembro de 2011

Cordel Encantado

Assisti a novela Cordel Encantado (2011) de Thelma Guedes e Duca Rachid e na TV Globo. Direção de Amora Mautner. Que novela maravilhosa! Está na lista das minhas preferidas. Bombou tanto no ibope que deve ter entrado na lista de preferidos de muita gente. Tudo impecável! Roteiro, cenografia (João Irênio) figurinos (Marie Salles e Karla Monteiro), elenco, fotografia (Fred Rangel). Utilizaram técnica de cinema, ficou impecável. As autoras se inspiraram em cordéis que misturavam histórias de contos de fadas com histórias do nordeste, cangaço e histórias de princesas. As autoras fizeram uma novela atemporal. Vestidos longos, mas com jeans telefone e automóveis. A trilha sonora também era um encanto.

Há tantos aspectos que gostei, espero não esquecer nenhum. Adoro os atores do elenco. Os casais que mais gostei foram Maria Cesária (Lucy Ramos) e Augusto (Carmo Dalla Vecchia), Jesuíno (Cauã Reymond) e Açucena (Bianca Bin), Antônia (Luíza Valdelaro) e Inácio (Maurício Destri), Doralice (Nathália Dill) e Príncipe (Jayme Matarazzo) Felipe, Euzébio (Enrique Diaz) e Virtuosa (Ana Cecília Costa) Adorei o amor bandido de Ursula (Débora Bloch, atriz que adoro) e do Capitão (Domingos Montagner), ator que ganhou o coração meu e de muitos brasileiros. Bruno Gagliasso simplesmente arrasou como o perverso Timóteo. O casal da Primeira Dama (Zezé Polessa) com Zóio Furado (Tuca Andrada)  foi hilário, mas gostava muito do casal Primeira Dama e Patácio (Marcos Caruso). Outro casal que adorava era Florinda (Emmanuelle Araújo) e Zenóbio (Guilherme Fontes), mas gostei do casal Florinda e Duque Petrus (Felipe Camargo).


Penélope (Paula Bulamarqui) e Berlarmino (João Miguel). João Miguel integrou o grupo de atores que adoro e conheci vendo filmes ou peças como Matheus Nachtergaele (Profeta), Antonio Karnewale (Médico), Mouhamed Harfouch (Farid), Zé Celso Martinez Correa (Amadeus), Enrique Diaz, Aramis Trindade e  Filó (Flávia Rubim). Cordel Encantado foi uma novela que colocou em destaque novos rostos da televisão ou mesmo da dramaturgia.

Além desses conhecidos dos palcos e do cinema lançaram atores que adorei seus personagens como Fausto (Renato Góes), Eronildes (João Fernandes), Juca (Max Lima), Inácio, Setembrino (Glicério Rosário), Bartira (Andrea Horta) Alguns dessa última lista podem ser conhecidos no cinema e teatro, mas eu não conhecia. As crianças estavam demais também, a linda, Sofia Terra (Lady Cecília), Matheus Costa (Salim), Barbara Maia (Dulcina), Caio Manhente (Zig), Nahuana Costa (Sofia) e Bernardo Simões (Omar).   Resgataram atores que adoro Renan Ribeiro (Galego) e Virtuoza.

Outros atores que adoro também estão no elenco: Bertha Loran (Rainha Mãe), Luana Martau (Lady Carlota), Osmar Prado (Batoré) Marcelo Novaes (Quiquiqui), Luiz Fernando Guimarães (Nicolau), Patrícia Werneck (Teínha),  Genésio de Barros (Padre Joaquim), Neusa (Heloísa Perissé), Emílio de Mello (General Baldini), Ilva Ninõ (Cândida), Tony Tornado (Damião), Claudia Ohana (Siá Benvinda), Isabelle Drummond (Rosa), Mariana Lima (Rainha Helena), Land Vieira (Tiburgo), Nanda Costa (Lilica), Débora Duarte (Amália), Reginaldo Farias (Cel Januário), Alinne Moraes (Rainha Cristina) e Thiago Lacerda. Adorava a turma da sala de cinema:  Wagner Molina,  Cristiane Amorim e Edimilson Barros e a dona do hotel,  Isabel Mello. Divertidíssimos também os soldadinhos de chumbo  Marcelo Flores e Alessandro Tcche.

Gostei tanto de Cordel Encantado que vivi o dilema de não querer que acabasse, mas da alegria de acabar e eu poder dividir com vocês essa obra linda. Que texto impecável. As autoras utilizavam trechos de cordéis, com o palavreado típico. Vai deixar saudades.

Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. Pedrita, esta novela foi um primor. Eu adorei e estou triste com o seu final, pois já sinto saudades do povo de Brogodó e da corte de Seráfia.

    A novela me fez rir, chorar e ter raiva também. Timotinho Cabral vou um vilão e tanto! Da parte romântica da história me emocionei com o Rei e Maria Cesárea, Bel e Penelópe( que no final da trama era o casal que mais me emocionava!), o trio Florinda, Petrus e Zenóbio ( e fiquei feliz que ela ficou com o Zenóbio). A novela tem muitas qualidades, conseguiu muito bem mesclar comédia e drama. Ah, dífícil relatar aqui tudo que gostei! :)

    Uma novela que ficou para a história.


    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Muita gente legal, que conta nessa vida, falou bem dessa novela, como voce. Deve ter sido linda, por que afagou muitas sensibilidades, como a sua. Nem tentei ver, o horario era um absurdo. Eles bem que podiam reprisar num outro horario bem mais tarde...
    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Esta novela ficou marcada para mim por um outro motivo (não menos nobre): meu irmão que perdi em junho quando adquiriu um câncer assistia todos os dias, impreterivelmente. Eu fazia umas canjas para ele, uns caldos (a única coisa de que ele estava se alimentando) e ficava aqui em casa assistindo a novela (esperando acabar) para ir lá levar para ele, pois não podia interrompê-lo.rsrs. Eu não ia estragar a única alegria que ele estava tendo naqueles seus últimos momentos vivo. Então, acabei gostando também, pois não costumo assistir mais novelas. Realmente foi uma história de deixar muita saudade, como poucas novelas que passaram por todos esses muitos anos de TV. Abraços e obrigado pela lembrança.

    ResponderExcluir
  4. Pedrita querida, tudo bem?

    Muito obrigada por teu carinho. Recebi teu email, mas estava sem tempo e sem cabeca para te responder, me desculpe.

    Esse é o tipo de novela que eu gosto. Me pareceu uma série e nao novela. Será que já tem o DVD para ser vendido?

    Um grande bjo e uma linda semana prá vc

    ResponderExcluir
  5. marion, ah, vc tb gostou q a florinda ficou com o zenóbio. e realmente cordel encantado ficou para a história.

    camille, é o melhor horário pra q eu veja novelas. os outros horários nem sempre estou disponível ou em casa.

    cacá, eu sinto muito.

    georgia, eu imagine, não precisa se desculpar. e acho q vc ia amar cordel encantado. acho q ainda não saiu em dvd.

    ResponderExcluir
  6. nem posso comentar porque nao tenho tv, e eu nao vi,,,

    ResponderExcluir
  7. oi gostei muito da novela cordel encantado.de todo mundo da novela.
    pricipalmente do capitão herculano,dona candida,profeta,antonia,inacio,jesuino,acucena e do casal bel e penelope.
    so não gostei do final era bemmmmmmm mixuruca.queria ver o timoteo morto pelos cangeceiros junto com o zoio furado.
    e o casal bel e penelope com 10 filhos pequenos para alegria do bando do capitão.
    sirley cristiany mafra

    ResponderExcluir
  8. sirley, foi linda mesmo a novela. adorei suas sugestões. beijos, pedrita

    ResponderExcluir

Cultura é vida!