sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Mário Gusmão - O Anjo Negro da Bahia

Assisti ao documentário Mário Gusmão, O Anjo Negro da Bahia (2005) de Élson Rosário no SESC TV. É um produto da Cultura Marcas. Comecei a ver porque logo no início passou uma imagem da cidade de Cachoeira na Bahia. Como minha amiga Fátima mora lá, fotógrafa e artista plástica já postou várias imagens da cidade no blog dela, quis ver. Imperdoável, mas não conhecia Mário Gusmão. Fiquei feliz que esse documentário resgata um pouco da história desse ator. Ela ficou nacionalmente conhecido no filme do Glauber Rocha, O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro. Infelizmente não vi nenhum dos filmes que ele atuou. Quero muito ver O Anjo Negro. Os outros também.

Vários entrevistados contam um pouco da história desse ator que influenciou a criação do grupo Oludum. Além dos filmes atuou muito em teatro. No final de sua vida foi considerado velho e não conseguia trabalho. Viveu da ajuda de amigos, embora não gostasse de depender dos outros. Triste país que abandona sua cultura e aqueles que a realizaram.  Mário Gusmão, O Anjo Negro da Bahia é um documentário muito bem realizado, bela fotografia, com algumas imagens dos filmes que Mário Gusmão atuou e várias entrevistas. Lázaro Ramos é um deles e ele diz que quando ingressou no teatro procurou referências e não encontrava na televisão, até saber de Mário Gusmão. Jackson Costa também fala do carisma de Mário Gusmão. Um coreógrafo estrangeiro disse que ficou impressionado com Mário Gusmão e que eles acabaram indo para a África. Fiquei feliz de achar um documentário que resgata um pouco de nossa memória cultural.

No trecho do filme O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro, Mário Gusmão é o que aparece de vermelho cavalgando.

Beijos,
Pedrita

5 comentários:

  1. Impressionante a nossa falta de memória cultural. Isso por que é cultura hein? Imagina o que se sabe da História do Brasil? So que Cabral chegou ao Monte Pascoal...De resto, a historia recente, caputz, nao leram os jornais ou nao eram nascidos, entao nao conta.
    Importantissimo eesse levantamento. Eu tb nçao sabia quem era esse ator. Mas pessoas como voce trazem a tona o que deveria estar aqui na superficie já para todos conhecerem. Obrigada pela informaçao.
    Beijos da Cam

    ResponderExcluir
  2. Aqui Pedrita , na nossa UFRB, o Mario Gusmão é um ícone e varios estudantes ja fizeram trabalhos de monografia sobre ele.....

    ResponderExcluir
  3. camille, se não fosse o documentário teria mais dificuldade de saber quem é esse autor. gosto muito de livros biografias de história do brasil.

    fatima, eu nem conhecia.

    ResponderExcluir
  4. Foi prá isso que fizemos este doc,Patricia...prá ver o nome de Mário Gusmão e tudo que ele representa para a cultura baiana e nacional serem divulgados cada vez mais...obrigado.
    Elson Rosário

    ResponderExcluir
  5. obrigada elson pela leitura e pela honra de visitar o blog. eu fiquei com vergonha de não conhecer esse ator.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!