segunda-feira, 5 de maio de 2014

1808

Terminei de ler 1808 de Laurentino Gomes da Editora Planeta. Eu peguei emprestado esse livro e gostei bastante. É um livro jornalístico sobre a vinda da família real ao Brasil. Eu acho muito importante que sejam editados vários livros sobre o Brasil, biografias e história. A bibliografia é extensa, Laurentino Gomes faz elogios aos livros sobre história do Brasil que adoro como os da Lilia Moritz Schwartz. O autor menciona bastante A Longa Viagem da Biblioteca dos Reis.



Obra Dom João VI e Carlota Joaquina por Manuel Dias de Oliveira

Há várias ilustrações na obra. Não sei se passou despercebido, mas eu não lembrava ou sabia que a Carlota Joaquina casou por procuração com Dom João VI quando tinha 10 anos. Ficou aos cuidados de um tutor e aos 14 anos é que consumaram o casamento. Ela teve 9 filhos com Dom João VI. Laurentino Gomes faz um breve resumo da trajetória de cada um. Passei a admirar a Carlota Joaquina. Ela tentou conspirar várias vezes contra o rei para assumir o poder, ou mesmo para levar legitimamente um filho seu ao poder na Argentina. Carlota Joaquina cavalgava brilhantemente. Não era fácil, mas que monarca era?

Obra Uma Família Brasileira (1821) de Henry Chamberlain

Para Portugal não deve ter sido fácil enfrentar Napoleão sem o seu regente, mas para o Brasil, a vinda da família real trouxe muitos benefícios, estudiosos e informações. A biblioteca real que foi transferida ao Brasil, a tipografia. O Brasil era proibido de ter o seu próprio jornal, mas com a vida da família real e uma tipografia inglesa, passou a circular um jornal, mesmo que visando só um interesse, o do Rei. Os portugueses se incomodaram com a informalidade brasileira, inclusive nas vestimentas. Vieram repletos de preconceitos, muito estranho criticarem os que viviam no Brasil quando eles praticavam tanta corrupção e usurpavam todas as riquezas. 1808 é um best-seller no Brasil. Não sei se todo mundo que compra o livro o lê. E deve ser indicado por professores, também não dá pra saber se quem precisou comprar leu alguma linha. Alguns gostam de ter bons livros em uma estante para impressionar, mas não o leem. De qualquer forma foi um livro de grande circulação. Espero que leiam algum dia ou algum trecho.

Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Oi, Pedrita,

    Este livro está em minha estante de cabeceira à espera de leitura. É bom saber que você gostou dele.

    Beijoca e boa semana

    ResponderExcluir
  2. Nunca o li, mas o livro também fez muito sucesso em Portugal e estava em todas as livrarias bem exposto. Depois de ler duas biografias romanceadas sobre rainhas Portuguesas cansei do género. Só que como não o folheei talvez tenha feito mal por ser uma obtra diferente, pelo menos de outro escritor é... um dia talvez espero ir até ele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, li algumas críticas negativas inflamadas de portugueses. esse é um texto jornalístico.

      Excluir
  3. Eu também gostei bastante do livro. Acho, como você, que é ótimo que livros sobre história venham ganhando mais destaque.
    O trabalho do Laurentino foi bem minucioso, considerando as imagens e as fontes citadas.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi falar desse livro, me tira um dúvida: esse livro ganhou adaptação pro cinema?
    Já respondeu nossa pesquisa no blog ?
    Big Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lulu, não, esse livro não ganhou adaptação para o cinema. o filme carlota joaquina da carla camurati se baseou em parte dessa história e é inclusive mencionado no livr.

      Excluir
  5. li o livro e gostei muitooo mesmo vale mt a pena...bjo

    ResponderExcluir

Cultura é vida!