Assisti Sarajevo (2014) de Andreas Prochaska no Max. Esse filme austríaco foi feito diretamente para a televisão e relata os eventos anteriores a Primeira Guerra Mundial. O roteiro é do austríaco Martin Ambrosch. O título original é Das Attentatt. Um arquiduque e sua esposa são assassinados em Sarajevo. Um policial é contratado para investigar. Ele estranha que um assassinato tão importante seja designado para um único policial. E aos poucos começa a perceber o motivo. Na verdade já haviam decidido deflagrar a guerra contra a Sérvia e manobraram o fato para realizá-lo.
Sempre que ele volta de investigações, percebe que eles descobriram o que ele não descobriu, escreveram em seu nome relatórios que ele não escreveu. Começam a condenar a forca muitos sérvios na ausência dele. Para piorar a situação desse policial, ele é judeu que já eram perseguidos na época e amigo de uma sérvia. O filme é muito bem realizado, bonito esteticamente, bem feitas as difíceis tramas. Gostei muito. O policial é interpretado por Florian Teichmeister. O médico por Heino Ferch.
Enquanto isso O homem sem qualidades de Musil trabalhava para a grande ideia para o imperador austro-húngaro? É só uma brincadeira literária de outro austríaco para o mesmo período ;-) Vejo que está a ler O bom Inverno, gostei da escrita, mas como disse, penso que se perdeu no final do romance, mas em Portugal há muita gente que adora essa obra.
Olá, Pedrita.
ResponderExcluirNão conhecia o filme, mas a premissa me agrada imensamente. Com certeza vou assisti-lo.
Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho. Serão dois vencedores.
é muito bom e muito bem realizado.
ExcluirParece interessante, não conhecia este filme.
ResponderExcluirBjos
hugo, eu tb não, só descobri pelo controle remoto na programação do canal.
ExcluirEnquanto isso O homem sem qualidades de Musil trabalhava para a grande ideia para o imperador austro-húngaro? É só uma brincadeira literária de outro austríaco para o mesmo período ;-)
ResponderExcluirVejo que está a ler O bom Inverno, gostei da escrita, mas como disse, penso que se perdeu no final do romance, mas em Portugal há muita gente que adora essa obra.
carlos, eu estava arrastando, agora parece que ganhou um pouco de fôlego. até a página 100 achei meio repetitivo e cansativo sem pouco acrescentar.
ExcluirDeve ser bem bacana mesmo, gostei dos figurinos
ResponderExcluirBom domingo
Big Beijos
Lulu on the Sky
lulu, a produção todo é muito impecável.
ExcluirOi, Pedrita,
ResponderExcluirVou ver se consigo ver este filme, pois o tema é bem do tipo que me interessa: política, guerra, conspirações, corrupções, etc, rsrs.
Beijoca
marly, vc vai gostar, é muito bem realizado.
ExcluirFiquei com muita vontade de ver esse filme!
ResponderExcluirvc vai gostar.
ExcluirVc é uma danada. Acha coisas interessantíssimas.
ResponderExcluirtava começando e descobri pelo controle remoto.
ExcluirEstá lá no livro do Ken Follet essa história. A Austria foi manipulada pela Alemanha que queria aumentar territórios....
ResponderExcluirfatima, é bem isso mesmo. queriam passar uma ferrovia pela sérvia e a guerra ia resolver a questão.
Excluir