Nesta foto estão Stefan Zweig e sua mulher Lotte. Ele veio ao Brasil com a Lotte. Tinha vindo ao Brasil e a Argentina algumas vezes dar palestras, até que se instala em Petrópolis. Nessa carta que é narrada inicialmente ele diz que ele vai gostar de morar na cidade, que é perfeita. O documentário entrevista pessoas, como Alberto Dines, que escreveu um livro sobre Zweig. Stefan e a mulher se suicidaram um tempo depois de morar em Petrópolis. Tudo indica que o Stefan estava desgostoso com os rumos da Europa. No final o narrador lê a última carta a ex-mulher onde ele diz que não vê mais Petrópolis como antes, que Hitler está vencendo e tomou a Europa, que vai demorar muito para ele voltar a Alemanha. Um entrevistado diz que Zweig queria voltar a publicar os seus livros em alemão, que mesmo a melhor tradução nunca era a mesma coisa. Outra entrevistado falou do tempo que a Lotte demorou para morrer depois dele, 4 a 5 horas, pensam se ela teria relutado de ir junto com Stefan. Eu fico pensando que amor tão intenso para alguém abraçar a escolha do outro e partir com ele. Depois de ter visto do filme em 2004 eu vi dois filmes incríveis com textos de Stefan Zweig, A Coleção Invisível e O Grande Hotel Budapeste. Eu nunca li um único livro desse autor que só tive conhecimento pelo filme do Sylvio Back. No documentário falam como ele era personalidade, que todos queriam autógrafos. Preciso ler algumas obras. Inclusive foi Stefan Zweig que escreveu uma biografia sobre Maria Antonieta. Os links com todos os posts no blog sobre Stefan Zweig estão aqui.
Beijos,
Pedrita
Pois é. Já vi um documentário onde só Alberto Dines fala.
ResponderExcluirSe passar de novo, avisa.
liliane, esse eu não vi. te aviso sim.
ExcluirBoa tarde Pedrita!
ResponderExcluirComo eu te falei no comentário anterior que gosto muito de filmes de terror e suspense mas tbm curto gênero cultural como esse documentário. Gosto tbm do Canal Brasil e Curta. As vezes o Canal Brasil passa uns filmes pesados, meio baixos, rsrs.
Um grande bjos, sucessos sempre! ♥
andréa, adoro tudo o q vc falou, até os filmes pesados pq alguns são engraçados.
ExcluirEu não curto muitos documentários, mas esse parece bom, também nunca li uma obra do autor, se ler comenta com a gente.
ResponderExcluirBoa quarta-feira!
Fica com Deus!
Beijos!
http://nannafonseca.blogspot.com.br
Oi Pedrita,
ResponderExcluirNão é muito minha praia documentários.
Big Beijos
Lulu on the Sky
Oi td bem? N gosto mt de documentários bjo http://anaherminiapaulino.blog.uol.com.br/
ResponderExcluirnanna, lulu e aninha eu vejo menos documentários.
ResponderExcluir