sábado, 13 de outubro de 2018

Victoria e Abdul

Assisti Victoria & Abdul (2017) de Stephen Frears no Telecine Play. Eu tinha visto esse filme no Now, mas foi o 007 que reforçou. É baseada na história verídica da Rainha Victoria e seu confidente indiano Abdul Karlim. O roteiro é baseado no livro da jornalista Shrabani Basu. Na matéria da revista Veja a jornalista especifica o que do filme foi verdade e o que foi inventado. As licenças poéticas foram totalmente desnecessárias, a história já é curiosa demais, não precisava inventar.

Abdul foi levado a Índia para ser servo e entregar uma moeda do seu país em 1887 quando a rainha tinha 68 anos. A rainha se afeiçoou a ele, achou-o lindo e ele passou a servir a rainha que foi promovendo-o e criando um enorme desconforto na corte. Eu posso imaginar, a Índia era posse da Inglaterra, até hoje os europeus se acham superiores aos outros povos, imagine naquela época.

Surgiram rumores que os dois tiveram um envolvimento afetivo. A jornalista afirma que foi só platônico. Acho difícil afirmar que sim ou que não, qualquer afirmação seria leviana. Na época pouco se falava da vida sexual, que dirá de pessoas mais velhas, que dirá com um homem de um país que a Inglaterra dominava, que considerava um ser inferior e um negro, como diziam. O escândalo da aproximação dos dois e as confidências políticas já eram desconfortáveis demais para deixar vazar qualquer outra dúvida. E é fato que eles se isolaram em uma casa na ilha, o que facilitaria consideravelmente a aproximação física.
Quando a Rainha Victória morreu em 1901, a corte fez o que pode para apagar todos os vestígios de Abdul e da aproximação com a rainha. Queimaram cartas, fotos. Só em 2010, com a pesquisa da jornalista, é que os diários da rainha apareceram e essa história se descortinou.

Judi Dench e Ali Fazal está excelentes. Alguns outros do elenco são: Tim Pigott-Smith, Eddie Izzard, Adeel Akhtar, Michael Gambom, Paul Higgins, Olivia Williams e Fenella Woolgar.

Beijos,
Pedrita

18 comentários:

  1. Adorei a dica do filme, vou conferir.
    Beijos bom final de semana
    www.bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Pedrita
    Gostei do filme.
    Fiquei com o coração apertado pelo amigo dele não ter voltado para a Índia :/
    Achei engraçado as fofocas no palácio, especialmente o médico
    E fiquei pensando se manga tem gosto de pêssego com laranja :)
    Não acho não rsrs
    Do ponto de vista histórico e reconstrução de época achei sensacional.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, eu tb. tadinho, tb aquele lugar q ele dormia, difícil não ficar doente. ah, eu achei q ele descreveu perfeitamente a manga. acho parecido. mas é óbvio q nunca chega ao gosto exato.

      Excluir
  3. Gostei demais do filme que vi faz algum tempo.

    ResponderExcluir
  4. Vi e gostei. Apesar disso, acho desconfortável testemunhar o esnobismo dos europeus com relação a outros povos (especialmente na época retratada).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, tive exatamente essa sensação e acho que não só nessa época. se pensarmos que os europeus, preocupados com a economia e a horda de imigrantes. não permitem que entre nos países e ficam vivendo naqueles pavorosos campos de concentração. não mudou muito não.

      Excluir
  5. Fiquei bem motivada com sua resenha. Vou tentar assistir.

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha ouvido falar desse filme nem dessa história. Que interessante! já quero ver. obrigada pela dica.

    Beijossssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. micha, eu tb não. e pensar q essa história ficou oculta até 2010.

      Excluir
  7. A história é bem interessante, assim como a atuação da dupla principal.

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá, Pedrita!
    Achei um pouco cansativo, mas gostei.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, é meio lento mesmo. mas gostei tb. devia ser um porre viver naquela infinidade de protocolos.

      Excluir
  9. Eu vi este filme... Amei.
    Não sei se vi 1 ou 2 vezes, Pedrita.
    Estou ficando velha.
    Bju.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!