quarta-feira, 5 de junho de 2019

Cléo de 5 à 7

Assisti Cléo de 5 à 7 (1962) de Agnès Varda no Telecine Cult. Eu queria muito ver um filme dessa diretora, tenho quase certeza que nunca vi nada dela. Simplesmente genial! Esse é um dos seus filmes ícones e grande clássico.

Fui procurar informação sobre essa belíssima atriz, Corinne Marchand. Ela atuou em vários filmes, mas é mais conhecida por esse mesmo que inclusive ganhou prêmio. Ela é Cléo e o filme passa com ela em algumas horas do seu dia. Interessante porque ela parece uma jovem fútil, que só se preocupa com roupas, mas aos poucos vamos conhecendo a sua intensidade e profundidade. Belíssimos figurinos e interessante que esse cabelo inicial, que é um aplique, a faz parecer muito mais jovem e fútil.

Quando ela se transforma, tirando o aplique e usando uma roupa belíssima e clássica, ela torna-se mulher, deixando o lado de menina. Nas andanças pelas ruas, a diretora mostra mulheres e profissões. A própria Cléo é uma cantora muito famosa. Há uma cena dela cantando e ensaiando com o grupo, que preciosidade e beleza. O pianista é interpretado por Michel Legrand.

Cléo e sua assistente (Dominique Davray) pegam um táxi dirigido por uma mulher. Cléo pergunta sobre a profissão, se não tem medo. E a taxista conta como se livrou de um assalto, como se protege. Em outro momento Cléo vai se encontrar com uma amiga (Dorothée Blanck) que é modelo, posa nua para uma aula de escultura. E novamente Cléo pergunta sobre a profissão, sobre ficar nua para outras pessoas.


Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Olá, querida Pedrita!
    É um clássico mesmo, amo esse tipo de figurino, mulher linda!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, é lindo demais. os figurinos são estonteantes. e as pirações dos chapéus, divertido.

      Excluir
  2. Olá Pedrita
    Fiquei curiosa com esse filme.
    Levo a indicação.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, acho q vc vai amar. espero que reprise no canal pq o now pra quem não tem internet da tv não tem.

      Excluir
  3. Vou querer vê esse filme que parece ter uma história interessante.
    Quase não tenho ligado a TV por conta de ainda não ter me organizado.
    Minha conta de TV, celulares e fone convencional veio de mais de 800,00 reais.
    Certamente, vou largar a Net-Claro.

    Fotografe sempre de suas janelas.
    Tem imagens maravilhosas por conta de luz, de ângulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, só no telecine cult q passa. não está no now. eu agora vou ter pouco tempo tb pra ver a tv a cabo. melhor otimizar mesmo a tv a cabo. eu só fico com a net. não coloco mais nada. acho que já tem bastante conteúdo, tento achar algo ali pra ver e não gastar mais. sim, aqui tem tela e grade, então nem sempre fica bom.

      Excluir
  4. Eu também sempre tive o desejo de conhecer a obra dessa diretora, pois ela tem fama de ser feminista e uma das fundadoras da Nouvelle Vague. Nas redes de cinema está em cartaz o filme Vardas, por Agnés, que eu desejo ver também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, pelo jeito é difícil conseguir ver esse filme. tb quero ver o documentário sobre ela. mas quero ver mais obras antes. acho que vou aproveitar melhor.

      Excluir
  5. Pedrita,
    Fiquei muito interessada no filme. Vamos ver se consigo encontrá-lo.
    E, como a Marly, pretendo assistir ao documentário Vardas, por Agnés, e espero que ainda esteja pelos cinemas de Santos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heloísa, eu vi no telecine cult. espero q reprise e espero q passem mais algum da diretora. tb quero ver o documentário, mas antes queria ver ao menos mais um filme da diretora, se possível mais recente.

      Excluir
  6. Ainda não conhecia o filme, mas gostei da sua resenha.
    Beijos boa semana
    www.bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Cultura é vida!