quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Maria e João

Assisti Maria e João (2020) de Oz Perkins no TelecinePlay. Gosto demais dessa história, acho-a sempre pesada e triste, mas infelizmente exageradamente atual. Acho que só o que não é atual é a existência de uma floresta, que pode ser substituída por uma cidade grande.

Livremente inspirado nos contos dos Irmãos Grimm, Maria e João é um filme sombrio e muito, muito mais trágico que o conto. Não é um filme para crianças. Maria vai com o irmão tentar um emprego para cuidar de uma casa. O homem deixa claro que quer na verdade outros serviços dela. Ela vai embora, volta pra casa. A mãe e o irmão estão irritadíssimos. Ela deveria ter ficado com o emprego, não importassem as condições, porque assim comeriam. Não há comida em casa, então a mãe os manda embora. Impressionante o desempenho de Sophia Lillis, que atriz.
A casa não tem doces na sua estrutura, é igualmente sombria, mas tem um cheiro delicioso. Mortos de fome, eles olham a mesa repleta de comida e uma mulher assustadora e velha os convida. A jovem oferece seus serviços domésticos em troca de comida. A dona da casa gosta muito. Eles ganham um quarto com cama quentinha. 


Essa jovem sempre teve sonhos e visões que se intensificam na casa. A bruxa vai treinando a jovem. O texto, mesmo que sussurrado e insinuado é todo muito forte. Desde o texto do empregador e da mãe no início. Cheio de nuances. A bruxa diz que a irmã sempre se viu responsável pelo irmão. Que assumiu toda a responsabilidade pra si. Eu vi recentemente um filme assim. E igualmente como nesse filme, a mãe ainda existe e não assume a sua responsabilidade. A irmã que arca com todas as responsabilidades. A bruxa passa o tempo todo criando intriga entre os irmãos. O garoto é uma graça, Samuel Leakey

Duas atrizes fazem a bruxa: Alice Krige e Jessica De Gouw. A mãe é interpretada pro Fiona O´Shaughnessy. A fotografia é belíssima. Tudo sempre muito escuro, com poucas cenas iluminadas, muitas sombras. Eu diria que é um filme de sombras. Belíssimo!! Fiquei muito impactada!

Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Oi Pedrita, tudo bem? Fiquei esse mês de novembro praticamente sem entrar no blog. Hoje me animei. Adorei passar por aqui e ver essa indicação de filme. Na época que estreou nos cinemas eu fiquei doida para assistir, mas não consegui. E com o tempo eu tinha me esquecido dele. O seu post me despertou a vontade de assisti-lo.
    Muito obrigada por compartilhar.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. chris, é incrível. acho que vai gostar. muito sombrio, mas profundo.

      Excluir
  2. O ruim é a gente saber que as crueldades, quase surreais, mostradas em obras assim, sempre aconteceram e continuam a acontecer pelo mundo. Deu vontade de ver o filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, exatamente, a atualidade desse filme assusta. há o sobrenatural, mas tem uma atualidade sufocante.

      Excluir
  3. Olá, querida Pedrita!
    Esse tipo de filme nos faz voltar um pouco a infância, mesmo que a casa não tinha doce na estrutura, deu pra lembrar das histórias do João e Maria.
    Esse eu não vi, pela resenha é bom demais!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, esse assusta mais, no meu caso infelizmente lembrou minha infância.

      Excluir
  4. Amo todos os live actions de clássicos infantis, mas esses de João e Maria eu nunca vi pq sempre são de terror... E odeio. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sérgio, esse é mais terror, mas estranhamente mais realista. o abandono na infância, a fome. muito atual infelizmente.

      Excluir
  5. Não sabia desse reboot.
    Interessante trazer a narrativa que já é sombria pra esse universo de sombras.
    Quero assistir.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Cultura é vida!