sexta-feira, 25 de junho de 2021

A Mulher na Janela

Assisti A Mulher na Janela (2021) de Joe Wright na Netflix. Uns amigos elogiaram e outros criticaram, acabei demorando pra ver. O autor do livro, A.J. Finn, utiliza o recurso da janela, ver os vizinhos da janela, pra construir essa trama. Amy Adams, que está maravilhosa, é uma mulher em depressão profunda que não consegue sair de casa. Ela toma remédios controlados e mistura com bebida, o que ela mesma sabe que não pode.

Ela vê um assassinato no apartamento da frente. Em vez da polícia fazer o seu trabalho de duvidar de todos, não acredita em hipótese alguma na mulher "louca". A Mulher na Janela fala demais sobre machismo. Tem um momento de classificação da mulher louca, quando pejorativamente mencionam o gato, mulher, sozinha, que vive com gato, não pode ser lúcida. A mulher que é morta é interpretada por Julianne Moore em uma pequena participação.
Assustador que a polícia leva todos que moram no apartamento do assassinato para a casa da mulher "louca". Coação de testemunha. E ficam ridicularizando ela. Como disse, a polícia não protege essa mulher, se realmente ela alucinou, ela precisa de proteção, não de intimidação. E a polícia só vasculha a vida dessa mulher, nem investiga a família de "bem" e "saudável" do apartamento da frente, já que é uma família completa e que portanto é uma família "equilibrada". Só mulher que mora sozinha e com gato é "louca". Uma aula de psicologia e machismo. Ainda estão no elenco: Gary Oldman, Brian Tyree Henry, Jennifer Jason Leigh, Wyatt Russell e Fred Hechinger.


Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. OI Pedrita, eu assisti ao filme e gostei muito. Também ouvi críticas negativas, mas gostei muito. A atuação dela está perfeita.
    beijos


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. chris, eu tb gostei muito. amy adams é impressionante mesmo.

      Excluir
  2. Mais uma interessante publicação :))
    .
    Sonhei ser o calafrio do momento ...
    .
    Beijos, e um excelente fim de semana..

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Agradeço a dica! Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Vi este também. Achei meio irregular. Mas as "denúncias" ligadas ao machismo e aos preconceitos contra a mulher são muito válidas!

    Beijão e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, o roteiro mostra muito o descrédito no que uma mulher fala, nem a dúvida eles se permitem.

      Excluir
  5. A forma machista como a sociedade se estrutura é bastante desestruturante e revoltante. É bom quando a literatura e o cinema denunciam esses abusos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pandora, verdade, sempre é bom produtos culturais que falam de machismo.

      Excluir
  6. Assisti cheia de expectativa.
    Mas é um filme ruim.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  7. Estou curiosa para assistir, ainda não conferi o filme, as resenhas que leio se alternam entre os que gostaram e os que detestaram.
    Li o livro e dei minha opinião aqui

    http://cafecomleituranarede.blogspot.com/2018/04/a-mulher-na-janela.html?m=1

    Gostei do livro, mas confesso que de alguma maneira me lembrou muito A garota no trem.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, exatamente. muitos detestaram e muitos amaram. fiquei curiosa pra saber se são parecidos. eu acho que o suspense do filme é fraco. a questão do machismo que é muito forte. e exatamente. eu tb lembrei do filme a garota do trem, o livro não li nenhum dos dois. lembrei mais do q a janela indiscreta que falam. a estrutura narrativa é a mesma.

      Excluir

Cultura é vida!