terça-feira, 31 de agosto de 2021

Incidentes na Vida de uma Menina Escrava

Terminei de ler Incidentes na Vida de uma Menina Escrava (1861) de Harriet Ann Jacobs da Todavia. Quis ler esse livro depois que vi o filme Harriet, mas é outra história. Essa a autora, uma mulher escravizada, conta a sua história. No filme criaram uma heroína que não tem nada a ver com a Harriet. Acho que qualquer pessoa que sobrevive a ser escravizado é um herói, mas esse livro fala da história real de uma mulher escravizada. Harriet chegou a ajudar fugitivos, mas no Norte.

O marcador de livros é da Livraria Cultura. 

Linda Brent ou Harriet Anna Jacobs (1813- 1897) nasceu no Sul. Não se sentia uma criança escravizada porque era livre na fazenda que vivia e bem tratada. Até que a mulher que tão bem a tratava, mas a mantinha escravizada, morreu e a deixou em testamento para a filha dela, mais nova ainda que Linda. Então o pai da proprietária de Linda, um médico perverso, passou a mandar em Linda. O patrão começou a assediar Linda. Ela acaba de se envolvendo com outro homem branco e casado e tendo dois filhos com ele. Fiquei chocada que depois da fuga, Linda fica escondida onde mora. Primeiro na casa de um outro senhor de escravos e depois em um alçapão minúsculo. Nesse alçapão ficou 7 anos. Raramente saía, tinha câimbras horrorosas, só podia ficar deitada. A família ia levar comida, algum conforto, mas via tudo por uma fresta.

Obra Os Pobres Gratos (1894) de Henry Ossawa Tanner

Quando Linda finalmente conseguiu fugir ela foi ser babá para uma família em Nova York. Viajava com frequência pra ver sua filha, conseguiu rever seu filho e seu irmão. Tinha sempre muito medo de a descobrirem e levarem ao seu proprietário. A autora é muito detalhista, é muito difícil ler os absurdos relatos da escravidão. Como o ser humano é torpe. Muito triste ela dizer várias vezes que não era mentira o que contava, que realmente tinha acontecido daquela forma. Ela viveu em uma época que as pessoas mentiam sobre a escravidão, então ela acha que quem irá ler, provavelmente não acreditaria nela, muito triste.
Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. Uma história pesada, nos últimos tempos tenho alguma dificuldade em me aventurar a ler narrativas tristes e densas... embora depois goste e me façam sentir a minha vida mais leve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, melhor ler obras mais leve agora mesmo. eu que quero me informar, mas não é uma leitura fácil.

      Excluir
  2. Bom dia Pedrita. Mais uma excelente dica de leitura.

    ResponderExcluir
  3. A história da escravidão é das mais perversas. Eu fico perplexa com o fato de que há pessoas que gostariam muito de "ressuscitar" esse horror.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, não consigo entender como achavam que isso era disciplina qd era puro sadismo. terror. sim, o pior é q tem gente q faz muita maldade ainda e quer a instituição e permissão pra mais violência.

      Excluir
  4. Quando vi o nome da autora pensei também no filme Harriet.
    Acho que esse livro, nesse momento em que estou uma manteiga derretida, vou deixar para daqui algum tempo.
    Só de ler a resenha fiquei emocionada.
    Muito triste! 😢😢
    Como pessoas podem escravizar pessoas?
    Que tristeza ela ter que viver escondida
    A parte então que vc diz que ela ficou 7 anos num alçapão deixou meu coração apertado 😢😢

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, dá muito agonia ela passar tantos anos no alçapão. sim, melhor aguardar, é muito pesado. tb não entendo a humanidade.

      Excluir

Cultura é vida!