quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Doidinho de José Lins do Rego

Terminei de ler Doidinho (1933) de José Lins do Rego da José Olympio Editora. É a segunda obra do Ciclo da Cana-de-Açúcar. O primeiro, Menino do Engenho, comentei aqui. O próximo Banguê ainda não tenho. Eu comprei Doidinho em um sebo, é a 29 ª edição que tem ilustrações e letras muito, mas muito pequenas.

O marcador de livros é da Livraria Cultura

 

Eu gosto mais da edição amarela de Menino do Engenho. Essa é a 88ª Edição. Essa ao contrário tem letras enormes.

Obra O Mamoeiro (1925) de Tarsila do Amaral

Agora o protagonista entrou na escola. Eu sofri até não poder mais pra concluir a leitura. É a época onde se acreditava que corretivos físicos absurdos faziam a pessoa ficar disciplinada, obediente e produtiva. Então os alunos são cruéis e traumatizados. Uns estudam por medo, outros tem bloqueio por medo e alguns se revoltam e rebelam. O Menino do Engenho agora é apelidado de Doidinho. Elétrico, não parava quieto, mas apanhava muito porque era do grupo que bloqueava por medo e errava tudo. Ele sofre bastante quando os colegas descobrem que o pai matou a mãe. É nessa obra que o pai morre na prisão.

Obra de Fédora do Rego Monteiro

Doidinho vai depois pra casa e fica andando com os vaqueiros que trabalham na fazenda e analisa a forma diferente de viver dos funcionários.

Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Na minha adolescência eu li todos os cinco livros do ciclo da cana de açúcar: Menino de Engenho, Doidinho, Banguê, O moleque Ricardo e Usina. Depois eu li o Fogo Morto.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, acho que até os 20 anos só li um livro do autor. fui ler mais depois.

      Excluir
  2. Boa tarde de quinta-feira Pedrita. Dicas maravilhosas.

    ResponderExcluir
  3. Pelo que sei corresponde a um dos grandes escritores brasileiros do século XX, contudo nunca li nada dele. aliás tenho uma grande lacuna na literatura brasileira, embora conheça bem Assis, Amado, Lispector e Rubem Fonseca de quem li várias obras de cada um, os restantes limitam-se a um livro por cada, como Veríssimo, Guimarães Rosa, Ubaldo Ribeiro, Alencar, Nélida Piñon e Julian Fuks.

    ResponderExcluir
  4. Hoje seria aniversário de Graciliano Ramos.
    Há pouco reli Menino do Engenho. Doidinho? Não lembro se li.
    Bj,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane. menino do engenho é muito. li bem recentemente. demorei pra achar doidinho pra comprar.

      Excluir
  5. Não li o livro, deve ser muito difícil a leitura, embora contextualizada, muito triste pensar em como as coisas eram tão pouco tempo atrás.
    Leitura complexa, mas necessária para reflexão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, sim, a ideia de q educar precisa de violência é muito estarrecedora.

      Excluir

Cultura é vida!