terça-feira, 21 de novembro de 2023

O Navio Fantasma

Assisti O Navio Fantasma de Richard Wagner no Theatro Municipal de São Paulo. Imaginem, uma ópera com história de fantasminhas, não era sábado, mas domingo. Fiquei em êxtase! Que ópera! Entre as melhores montagens que já vi de uma ópera. Eu amo Wagner e que música maravilhosa! Esse compositor tem obras densas, impactantes e desconcertantes!

Fotos de Stig de Lavor

E que músicos inacreditáveis! Eu vi com esse elenco: Hernán Iturralde, o Holandês, Carla Filipcic, Senta, Kristian Benedikt, Erik, Luiz-Ottavio Faria, Daland, Giovanni Tristacci, Timoneiro e Regina Elena Mesquita, Mary. São tantas músicas lindíssimas! Fiquei estupefata com o dueto entre o Holandês e a Senta. Eles não falam entre si, são os pensamentos deles sobre a situação. Que música deslumbrante! A direção musical é de Roberto Minczuk e a direção cênica de Pablo Maritano. Os incríveis cenários e figurinos de Desirée Bastos. As projeções impecáveis de vídeo de Matias Otálora.

E como os músicos tem momentos marcantes! São muitos duetos, árias. Luiz-Ottavio Faria é o pai de Senta. Ele que vê O Navio Fantasma e é seduzido com ouro e tesouros pelo Holandês a dar a mão de sua filha. O libreto é muito bem construído. O começo é todo com os navegadores, com coros masculinos do excelente Coro Lírico Municipal.
Depois a ópera segue para a cidade onde Senta fica com as mulheres que fiam. Muito chocante que ela já sonha com o Holandês. Ela ouviu da Mary a maldição do Holandês e não pensa em outra coisa. Ela fica em choque quando o pai os apresenta. É uma trama muito dramática e forte! 

Incríveis as projeções! No começo parece mesmo que colocaram um mar no palco do teatro. Eram tantos recursos magníficos! Os cantores ficavam em frente a câmeras e nós víamos as projeções na boca de cena, as expressões fortes dos cantores, enquanto eles atrás encenavam. Só vendo mesmo! Que montagem! Dá pra ter um pouco de ideia com o teaser.
O Navio Fantasma vai até 25 de novembro. Os ingressos estão esgotados!

Beijos,
Pedrita

11 comentários:

  1. Imagino que tenha sido mesmo uma ópera extraordinária, que eu bem que gostaria de ver. Mas Wagner, fã do nazismo, até hoje inspira extremistas pelo mundo.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olha, vi que contestaram a minha afirmação sobre o Wagner ser fã do nazismo. Eu a reafirmo. Ah, mas ele morreu antes da implantação do nazismo e ele apenas enaltecia a mitologia e os valores do povo alemão.
      Não, ele era antissemita, ele defendia a superioridade do ariano etc. ideias basilares do nazismo. De resto, o nazismo (as ideias, os valores) nasceu antes, e nem sequer foi na Alemanha. Acho que é por isso que ainda hoje muitos grupos extremistas se sentem ligados ao Richard Wagner e à musica dele.
      Ainda há pouco fiz uma pesquisa sobre "Wagner e os extremistas" e achei inúmeros links e matérias sobre o assunto. Não li nenhum dos tais textos e tenho certeza de que alguns - senão muitos - dirão que isso é resultante de um equívoco. Que seja. Mas o fato é que muitas pessoas admiram Wagner porque se sentem ligadas ideologicamente a ele.

      Excluir
    3. marly, sim, nós discutimos muito o lado político de wagner. ela era uma pessoa horrível. sua música é divina.

      Excluir
  2. Adoro esta ópera, ouço-a frequentemente com o anel dos Nibelungos.
    Wagner morreu em 1883, mais de 30 anos antes do nazismo, as suas obras enaltecem a mitologia e o cultura germânica e algumas personagens foram consideradas caricaturas de certos judeus usurários ou gananciosos, mas foram os nazistas que décadas depois da sua morte que se serviram da sua música... ele não foi fã do nazismo que surgiu 30 anos depois dele morrer. Contudo não deixa de ser um artista que como pessoa não foi um bom exemplo moral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, a música é lindíssima, obrigada pela elucidação.

      Excluir
  3. DEve ter sido deslumbrante mesmo eu não gostando de óperas. Bj

    ResponderExcluir
  4. VC deve ter ficado extasiada diante dessa possibilidade de vivenciar os fantasminhas no Teatro com toda pompa e circunstância ❤
    Deve ter sido simplesmente perfeito!

    ResponderExcluir

Cultura é vida!