quarta-feira, 12 de junho de 2024

Indiana Jones e a Relíquia do Tempo

Assisti Indiana Jones e a Relíquia do Tempo (2023) de James Mangold na Disney. Foi o primeiro filme que vi nesse streaming e estava bem animada apesar das críticas negativas.

Tinham criticado muito o Indiana Jones jovem, no começo até não me incomodei tanto, mas tinha que ser menos. Foram 20 minutos, aí começa a ficar muito, mas muito esquisito. Pra explicar a trama, bastava um pouco. Esticaram demais e como tem cara de animação, fica muito esquisito.
E como o roteiro é chato. Parece que é o mesmo autor de Velozes e Furiosos. É corrida um atrás do outro nas 2h23. Longo, desnecessário e chato, mas muito chato. Há um artefato que começa lá na Segunda Guerra Mundial e um nazista. Indiana Jones torna-se professor e está prestes a se aposentar. Aí começa um corre corre ora o nazista tem o artefato, ora o Indiana Jones. É corre corre a pé, de carro, de barco e pasmem, de avião, isso mesmo. Tem: siga aquele avião!!! Acho que o roteirista pensava em ação e já tentava criar uma nova corrida entre mocinho e bandido. Sem criatividade alguma. A de carro são dois carros lindos de época, superpotentes e o Indiana em um tuk tuk conseguindo correr junto. Eles roubaram um tuk tuk, mas ele quebra, tem um monte de carro em volta, mas o Indiana vai consertar o tuk tuk. Como boa parte das ações não são indicadas para atores, muito menos com mais de 80 anos, é dublê demais. Acabamos percebendo a maioria e perde todo o charme.
Mads Mikkelson é o vilão. É pra ser um momento de revelação o motivo do vilão quer voltar no tempo na época de Hitler. Ele diz que não quer evitar que Hitler seja morto, porque ele sabe de todos os erros do líder e vai fazer melhor. Ai quanta bobagem. Os personagens parece que saíram de sanatório. Não tem inteligência alguma e ainda o roteiro subestima o público.

Phoebe Waller-Bridge é a chata afilhada do Indiana Jones. Nada carismática, que personagem mala. O pai é o maravilhoso Toby Jones que só aparece no começo com o Indiana fake. Ethan Isidore faz outro personagem chato. Ele é o ladrãozinho do filme, só quer fazer algo errado, como é chato. Os pequenos roubos dele são pra rir, estou esperando a risada chegar. Antonio Banderas faz uma participação vergonhosa.


No finalzinho eles entram em uma caverna e eu pensei, agora vai. Nada. Tudo é rápido, nem dá pra saborear, e se der três minutos é muito. Logo corta pra corrida de avião, aquela do siga aquele avião. 


Beijos,
Pedrita

6 comentários:

  1. Estou rindo aqui, pois o filme descrito me pareceu um horror, rsrs. Pareceu também que ele resultou de um grande oportunismo dos produtores.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, eu achei tudo isso sim. mas pelos comentários aqui alguns gostaram.

      Excluir
  2. Ah eu discordo, adorei o filme. Vi no cinema. Me diverti.

    ResponderExcluir
  3. Concordo que dava pra encurtar uns bons 40 minutos especialmente as partes de ação que foram mesmo exageradas, mas como assisti ZERO expectativas (Indi sendo Indi) eu gostei bastante 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, virou um corre corre vilão mocinho. toda a mágica dos anteriores tem muito pouco.

      Excluir

Cultura é vida!