segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Causeway

Assisti Causeway (2022) de Lila Neugebauer na AppleTV+. É um bonito filme sobre amizade! O  nome no Brasil, Passagem, não tem nada a ver.


 

Começa com a personagem da Jenniffer Lawrence, que está sublime, Linsey, muito debilitada de cadeira de rodas sendo entregue a uma senhora, a Sharon, da ótima Jayne Houdyshell. Muito interessante! Lynsey teve um grave acidente quando era militar na guerra do Afeganistão. Ela contrata então Sharon pra cuidar dela no período de reabilitação. Sharon conta que cuidou de uma pessoa e quando ela se foi, ela resolveu se inscrever para ajudar na reabilitação de pessoas. Lynsey fica na casa da Sharon, no aconchego de um lar bem equipado, com quarto próprio e passa a ter ajuda pra tudo, tomar banho, vestir, comer. Sharon tem carro e dirige e leva a jovem nos médicos, na fisioterapia. Bem diferente daqui. Lynsey fica em uma casa que a recebe, não uma profissional que vai a casa dela. Quando Lynsey se acha pronta ela volta para a cidade dela. Para a péssima relação com a mãe que se preocupa com a filha até se distrair e ir fazer outra coisa. Linsey tem uma prateleira lotada de remédios e a mãe parece nem perceber. Só sabemos o que de fato aconteceu na consulta médica de Stephen McKinley Henderson.
E é nessa ausência de tudo que ela conhece James. Brian Tyree Henry está incrível também. Ele tem uma oficina mecânica e a ajuda com a picape velha da mãe. Ela arruma emprego de limpadora de piscinas. A mãe fica perplexa. E Linsey tem que explicar que pelo problema dela, é o que ela pode fazer. Ele sofreu um acidente de carro e não tem parte de uma perna. A amizade deles é difícil, os dois são machucados pela vida. Mas é muito bonita a construção do afeto entre eles. Filme muito bonito.
Beijos,
Pedrita

Um comentário:

Cultura é vida!