sexta-feira, 15 de maio de 2026

Diabo com Tetas

Assisti Diabo com Tetas de Dario Fo no Teatro Commune. Me diverti demais e tive várias gratas surpresas! Dario Fo é ganhador de Nobel de Literatura em 1997, exatamente o ano desse texto. Seu texto é denso, ágil, inteligente, mordaz e repleto de surpresas. A direção geral é de Augusto Marin, o diretor é Armando Liguori Jr. e a codireção de Matheus Melchionna.
 
O roteiro é muito sagaz e divertido! Um juiz inabalável e incorruptível está dando muita dor de cabeça para a comunidade. Ele tem uma dedicada empregada porque ele nunca arruma tempo pra nada, trabalha demais. Estão ótimos todos do elenco. Augusto Marin faz o juiz e Natália Albuk a divertidíssima empregada, e que personagem difícil, dois em um praticamente.

Foto de Fabi Meireles

O diabo então resolve corromper esse juiz rígido. Prepara o diabinho para entrar no corpo do juiz. Ele vai entrar no juiz pelo orifício dos dejetos. E como é comédia, já imaginam que tudo dá errado. O diabinho entra por engano na empregada que ganha um enorme par de tetas e outros atributos sedutores. Ela, uma reservada empregada, fica pra lá de espevitada. A montagem ainda escolheu ela trocar o sotaque paulista pelo baiano quando o diabo toma conta dela. Divertidíssimo! Os diabos estão muito hilários, Juliano Dip e Fabrício Garelli. Amei os figurinos, principalmente os deles, feitos por Maria Ezou e Augusto Marin. Há também máscaras da Commedia Dell´Arte.

Fotos de Lu Ortiz

E claro que por ser uma comédia tem personagem que não acaba mais, são 13 atores no palco, alguns fazem mais de um personagem.

Carlos Capelette está no elenco e com um personagem hilário, um cardeal. Divertidíssimo quando ele vai comer uns bolinhos pra acompanhar com o vinho. Paulo Dantas atua e integra o grupo musical junto com Pedro Mendes e Fabio Godinho. Uma surpresa foi descobrir que além dos textos, Dario Fo compunha músicas para seus espetáculos, tem no Spotify algumas, não desse espetáculo. Pra essa montagem o Commune contratou Sérvulo Augusto pra fazer as adaptações e as músicas. Os números musicais são muito, mas muito bons. 
No elenco as ótimas Isabela Prado e Mariana Blanski, elas fazem as funcionárias da casa do juiz, as diabinhas e outros personagens.

Além da parte musical, Fabio Godinho interpreta alguns personagens como o soldado.


Armando Liguori Jr. faz o padre, a pobre funcionária o procura angustiada pela mudanças que sofreu nos últimos tempos.

Diabo com Tetas fica até 28 de junho. É preciso comprar os ingressos com antecedência porque tem lotado.
Beijos,
Pedrita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cultura é vida!