terça-feira, 12 de maio de 2026

Diante da Manta do Soldado de Lídia Jorge

Terminei de ler Diante da Manta do Soldado (1998) de Lídia Jorge da Autêntica Contemporânea. O Geocrusoé leu algumas obras dessa autora portuguesa e eu coloquei ela na minha lista. Em Portugal está como O Vale das Paixões. Essa capa belíssima é de Arctic Tem. O protagonista desenhava pássaros e os enviava pelo correio. Gostei demais!

O marcador de livros é magnético com um pedaço da obra de Tarsila do Amaral.
 

Obra de Graça Morais

O livro conta a história da família Dias que vivia no campo. Ema tinha primos, mas com o tempo descobre que não são primos e sim irmãos, mas nada é revelado, tudo é em segredo. Ninguém sabe que ela sabe. O tio que é pai visita-a sempre no quarto. Adolescente, ela tem uma filha. Ela vive esperando as cartas do tio com os desenhos dos pássaros. O tio não tem parada, sempre peregrinando pelo mundo. Poucas vezes volta pra casa. É um livro com pensamentos soltos, tramas desconexas, não temos certeza de nada. Os segredos da família não nos são revelados, descobrimos nas entrelinhas e mesmo assim temos muitas dúvidas.
Beijos,
Pedrita

15 comentários:

  1. É uma escritora muito reconhecida, embora nunca tenha ouvido falar deste. O dia dos prodigios, que narealidade é o da revolução do 25 de abril é talvez o mais divulgado dela, mas também tem a característica de algumas personagens fictícias lembram alguns dos heróis reais, mas ela raramente deixa tudo límpido, paira sempre alguma neblina nos pormenores da trama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, no brasil o mais mencionado é melancolia e aqui só tem esses dois. fiquei curiosa sobre esse da revoluçaõ de 25 de abril. sim, tudo é obscuro. muito interessante o estilo. obrigada pela indicação da autora.

      Excluir
  2. Fiquei em dúvida: você gostou do livro ou de o protagonista desenhar pássaros (e enviar os desenhos pelo correio)?

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, agora eu fiquei na dúvida tb. adoraria receber regularmente pelo correio desenhos de pássaros.

      Excluir
  3. Sim a capa é belíssima, confesso que fiquei bastante curiosa pelo livro Pedrita feliz quinta-feira bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lucimar, eu gostei bastante. sim, a capa é inspiradora.

      Excluir
  4. Parece uma leitura estranha.
    Sem interesse.
    Beijo,

    ResponderExcluir
  5. Pedrita, nem sinto mais gosto de pimenta do reino.
    E as outras pimentas eu aprendi que só arde se bater nos lábios.
    Na língua parece que as pimentas não ardem.
    Beijo,

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde:- Acredito que seja um livro com uma narrativa muito interessante de ler.
    .
    Saudações poéticas
    .

    ResponderExcluir
  7. Parece ser interessante, talvez a conexão com pássaros tem a ver com liberdade do tio em andanças e da garota no quarto numa espera entremeada de segredos e pensamentos soltos como você disse.
    Capa linda e desenhos de pássaros devem ser muito lindos 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, o que desenha os pássaros fala sobre eles ao final, é bem interesante.

      Excluir

Cultura é vida!