segunda-feira, 12 de maio de 2008

O Elo Perdido

Assisti O Elo Perdido (2005) de Regis Wargnier no HBO Plus. Uma co-produção entre França, África do Sul e Inglaterra. Era uma noite de poucas opções, resolvi ver esse filme porque a Kristin Scott Thomas estava no elenco. Contracena com ela outro ótimo ator, Joseph Fiennes. Gostei bastante do filme que é muito indigesto e precisei de um certo esforço para continuar. No começo não entendemos ao certo. Os dois protagonistas mais negros caçam negros na floresta. Depois ficamos sabendo que um deles é cientista e acredita que os pigmeus estariam entre o macaco e os negros africanos na escala evolutiva da humanidade e querem aprisionar pigmeus para estudá-los. É difícil ouvir o cientista dizer que conseguiu caçar um macho e uma fêmea, como se aqueles seres humanos fossem animais. O Elo Perdido é ambientado em 1879, apesar de um período de muito estudo científico também de muita ignorância e preconceito.

O Elo Perdido não chega a ser um filme original, ele se remete a vários filmes que falam do ser humano utilizar outro como artista de circo para conseguir dinheiro. Do interesse desumano pelo exótico. Tema que já vimos em filmes como: O Garoto Selvagem do Truffaut, O Homem Elefante e King Kong. Mas é um filme bem realizado, esteticamente muito bonito, com uma fotografia belíssima dirigida por Laurent Dailland e uma bonita reconstituição de época com direção de arte de Zack Groebler e Nick Palmer.
Os dois jovens atuam muito bem e são interpretados por Lomama Boseki e Cécile Bayiha. Outros do elenco são: Hugh Bonneville, Iain Glen e Flora Montgomery.
Deve ter sido um filme difícil de interpretar pela forma complicada de comportamento de uma época tão claramente desumana. Não que hoje não existam questões complexas, mas são mais camufladas e politicamente incorretas.
O filme se arrasta um pouco em alguns momentos e o final força um pouco trazendo uma certa bondade a protagonista antes mercenária e transformando muito rapidamente um casal romântico de forma um pouco inverossímel, mas no geral é um bom filme que debate questões importantes sobre ciência e humanidade.
Música do post: 13 Shayalan Amabala


Beijos,
Pedrita

4 comentários:

  1. Não conheço o filme e realmente não me despertou vontade de ver. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Pedrita!
    Do cineasta conhecemos o "Indochina" com a Catherine Deneuve. Já o filme que analisas hoje passou por aqui nos cinemas, mas não o fomos ver porque o Joseph Fiennes perence àquela galeria de estrelas que não conseguimos suportar um minuto na tela. O mesmo não dizemos da Kristin Scott Thomas que adoramos.
    beijinhos
    paula e rui lima

    ResponderExcluir
  3. Eu sinceramente não gostei desse filme e não o assisti até o final... Boa quinta, Pê!

    ResponderExcluir
  4. marion, acho mesmo que não vá gostar.

    rui, adoro indochina. eu gosto do joseph fiennes e como disse no texto, amo a kristin scott thomas.

    olha aqueta, eu quase abandonei o barco. tive que fazer esforço pra continuar.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!