domingo, 11 de maio de 2008

O Segredo de Beethoven


Assisti O Segredo de Beethoven (2006) de Agnieszka Holland na HBO. Tinha curiosidade de ver esse filme, até mesmo quis ver no cinema, mas um amigo já tinha me avisado que era uma grande bobagem no ponto de vista do compositor, que valia mesmo pelo cuidado estético do filme. E é exatamente isso. Seria interessante terem criado uma mulher para que ela pudesse com o seu olhar acompanhar os últimos momentos de vida desse compositor, mas a forma como é construído é tão tolo e cheio de esteriótipos sobre o que acham ser um músico que dá enjôo.

A caracterização estética do Ed Harris como Beethoven está impecável e é muito linda a moça que aparece para ser a copista da Nona Sinfonia, moça que nunca existiu e foi interpretada por Diane Kruger. Há um olhar muito atual sobre as emoções. É forçado uma idosa que vive em um apartamento ao lado de Beethoven sem janelas dizer que todos a invejam por morar ao lado do compositor. Artistas nessa época não eram visto como celebridades dos dias de hoje. Eram vistos como excêntricos e Beethoven fui muito condenado por não aceitar religiões por parte de sua vida, o que isso criava repulsão, não atração.


Outra questão forçada é a copista reger no palco, no meio dos músicos para o maestro, já que ele não ouvia. Ela estaria escondida, o que é impossível em qualquer concerto. E ele não ter ouvido as palmas, já que ele ouvia um pouco e palmas de uma platéia inteira é impossível não se perceber. Outro momento patético foi ver o sobrinho chorando, para criar um momento de emoção. O sobrinho só o roubava, não tinha interesse em suas composições, fingir aquela reação lacrimosa foi demais.
Outra cena abominável é quando o protagonista quebra uma maquete de apresentação de um arquiteto. Por mais excêntrico que fosse, ele jamais praticaria um ato assim a não ser movido por algum grande motivo do que somente não ter gostado do projeto e não estar entre os decisores da obra.

Abstraindo-se Beethoven do filme e se pensando em um filme com um personagem totalmente fictício até que dá pra assistir.
Música do post: Beethoven cd 2 2




Beijos, Pedrita

11 comentários:

  1. Pedrita, vou passar longe deste filme.
    Tem um filme sobre Beethoven que é lindo e triste, Amada Imortal. Belo filme.
    Ah, eu adoro a nona sinfonia, principalmente a parte do coral da Ode à Alegria. É a música que faz me lembrar do meu pai. Seguramente é a música que mais me emociona.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sou fã de Beethoven pela sua obra e não preciso de estereótipos falsos para gostar dele, infelizmente algumas pessoas só chegam à grande música ou outras formas de expressão artística se vierem acompanhadas de um romantismo piegas.

    ResponderExcluir
  3. Vi esse filme no cinema. Foi exatamente o que comentamos ao sair da sala. Um filme tecnicamente bem feito, porém para ser visto como um personagem fictício.

    ResponderExcluir
  4. As fotos que ilustram o post são realmente lindas, de dar água na boca! Se era pra falar tanta coisa sem fundamente, e dar uma impressão errada só para "vender melhor", que se assuma logo que é uma obra fictícia... pra guerra ser justa, é melhor apresentar as armas antes... um abraço

    ResponderExcluir
  5. Esse pessoal gosta de botar estereótipos nas pessoas, né...
    Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!

    ResponderExcluir
  6. O filme vale como cinema, em sendo pura ficção (e neste sentido tem seus méritos), e não como uma representação cênica de Beethoven. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá Pedrita!
    Não conhecemos este filme, mas se o encontrarmos deste lado do oceano certamente iremos ver porque o Ed Harris é um grande actor. Basta recordar o seu retrato de Jackson Pollock (ele também foi o realizador) para nunca perdermos um filme em que ele seja o intérprete.
    Mais uma excelente crónica!
    beijinhos e boa semana
    paula e rui lima

    ResponderExcluir
  8. Gosto de ver filmes sobre os compositores, ou música erudita, mas diante desses comentários fiquei desmotivada para assistir esse. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Então você gostou de Desejo Proibido.. Muitos internautas falaram o mesmo que você... Já escrevi minha opinião sobre Ciranda de Pedra... Bjs, Fabio

    ResponderExcluir
  10. marion, vou tentar ver amada imortal.

    geocrusoe, nunca vi alguém resumir em uma frase tão bem o que sinto, muito obrigada

    camila, que bom que não fui só eu que senti tudo isso.

    maga, a fotografia do filme é bonita mesmo.

    moacy, verdade

    rui luis e paula, tb gosto do ed harris.

    aqueta, melhor desanimar hehe

    fabio, vou lá

    ResponderExcluir
  11. é, pelo que você disse, não é um grande filme, né? mesmo assim, fiquei curiosa... uma dia desses, entre uma peça e outra eu tento assistir...hehehe, beijos

    ResponderExcluir

Cultura é vida!